UFSM: veja a estatística final do vestibular e os temas de Redação

Em 16/01/2009 18h11 , atualizado em 16/01/2009 18h14 Por Gabriele Pires Alves

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou nesta sexta-feira (16) as estatísticas referentes à Prova 3 do Vestibular 2009 da instituição. O exame foi realizado ontem (15) e constituído pelas seguintes disciplinas: Filosofia, Física, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. Clique aqui para visualizar o arquivo.

Os temas da prova de Redação do Programa de Ingresso ao Ensino Superior (Peies 2008) e do Vestibular 2009 também foram divulgados. Os candidatos aptos a realizarem a Redação do Peies, mas que também prestaram provas pelo concurso Vestibular da UFSM tiveram de optar por um dos dois sistemas.

O Peis trouxe o tema: “Quem é o meu herói?”. Os candidatos fizeram uma dissertação de no máximo 25 linhas justificando a escolha. Já os concorrentes ao Vestibular fizeram um texto dissertativo respondendo à seguinte indagação: “Você tem fome de quê?”.

Os gabaritos dos três dias de provas já estão disponíveis, basta clicar aqui para fazer o download da grade de respostas da 2ª fase do Vestibular UFSM. Também é possível verificar o ponto de corte deste processo seletivo.

Os interessados em entrar com recursos em relação aos gabaritos deverão preencher um formulário próprio e encaminhá-lo via PROTOCOLO-GERAL DA UFSM (Campus de Santa Maria, Frederico Westphalen ou Palmeira das Missões), em seu horário de funcionamento. O prazo para entrar com recursos é de 24h após a divulgação do gabarito.

Matrícula

A efetivação do ingresso na UFSM será realizada em duas etapas. Na primeira os candidatos devem entregar a documentação solicitada entre os dias 17 e 19 de fevereiro, no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA), localizado no Prédio da Reitoria da UFSM, conforme o seguinte cronograma:

17/02
8h às 12h: Administração, Agronomia, Arquitetura, Arquivologia, Artes Cênicas, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas e Ciências Contábeis.
14h às 18h: Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Desenho Industrial, Direito, Educação Especial e Educação Física.

18/02
8h às 12h: Enfermagem, Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica e Química), Engenharia Florestal, Farmácia e Filosofia.
14h às 18h: Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, História, Letras, Matemática e Medicina.

19/02
8h às 12h: Medicina Veterinária, Meteorologia, Música, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química Bacharelado, Química Industrial, Química e Zootecnia.
14h às 18h: Reservado aos retardatários.

Veja os documentos exigidos (originais e cópias autenticadas):

• uma foto 3x4 ou 5x7;
• histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, ou cópia do diploma de curso superior;
• certidão de nascimento ou casamento;
• prova de estar em dia com o serviço militar;
• título eleitoral;
• identidade;
• CPF;
• registro junto ao Ministério da Justiça (Lei 6815/ 80, art.30), para estrangeiros;
• para os classificados no curso de Educação Física entregar atestado médico;
• documentos para a comprovação de opção pelos Sistemas Cidadãos Presentes A, B, C e D;
• formulário para cadastro dos classificados no Vestibular e Peies divulgado pela internet.

Os classificados para os campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões deverão realizar a confirmação de vaga e a matrícula no campus onde é oferecido o curso em que vão ingressar, nos endereços a seguir:

Campus Frederico Westphalen: Linha Sete de Setembro, s/n; BR 386, km 40.

Campus de Palmeira das Missões: Avenida Independência, n° 3.751, Bairro Vista Alegre.

Os aprovados devem realizar a escolha de disciplinas nos dias 05 e 06 de março. Os remanejamentos serão divulgados pela internet.

Veja também:
Conheça a Universidade Federal de Santa Maria

Por Gabriele Alves