UFLA encerra inscrições para 1ª etapa do PAS 2021

Instituição mineira aplicará provas no dia 26 de junho nas cidades de Lavras e São Sebastião do Paraíso
Em 28/04/2022 04h00 Por Silvia Tancredi

Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais
Crédito da Imagem: Divulgação UFLA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Chega ao fim hoje, 28 de abril, o prazo de inscrições para a primeira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2021 da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais. O valor da taxa é de R$ 120.

Inscreva-se 1ª etapa PAS 2021 UFLA

A instituição já aceitou pedidos de isenção de taxa de inscrição. A lista de estudantes contemplados com a gratuidade foi divulgada no dia 14 de abril.

Puderam participar candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que estão cursando ou concluíram o ensino médio completo em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada.

Provas

Os participantes farão as provas no dia 26 de junho nas cidades de Lavras e São Sebastião do Paraíso. Os candidatos deverão responder questões de múltipla escolha. O cartão com o número das salas será divulgado no dia 23 de junho.

Segundo a UFLA, a realização das provas dos PAS 1 no primeiro semestre visa ajustar o cronograma do PAS, que sofreu alterações devido à pandemia de Covid-19.

Conforme o calendário, os inscritos terão acesso ao boletim de desempenho no dia 26 de julho.

Novidades PAS UFLA

Novo PAS da UFLA

Em janeiro, a UFLA já tinha anunciado as principais novidades desta edição do PAS. Entre elas, estão:

=>Provas da 1ª e 2ª etapas passarão a ser aplicadas em um único dia, em vez de dois, como anteriormente. Os inscritos nessas etapas farão provas em um domingo, em finais de semana diferentes.

=>Com a aplicação de prova em apenas um dia, o número de questões foi reduzido de 80 para 60. Além disso, não haverá prova de redação nas duas primeiras etapas. A única redação exigida será a do Enem, na 3ª etapa.

=>O PAS seguirá o mesmo formato do exame nacional, dividindo as questões em quatro áreas: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e Matemática. O objetivo é tornar o vestibular seriado mais próximo do Enem, cujas provas representam a 3ª etapa do PAS.

=>A UFLA decidiu aplicar provas somente em Lavras e em São Sebastião do Paraíso, cujo campus iniciou as atividades agora em 2022. Antes, as provas eram realizadas em vários municípios de Minas Gerais.

PAS 2021

O PAS é o vestibular seriado da UFLA. Os participantes fazem provas ao final de cada ano do ensino médio, mas somente podem concorrer às vagas no terceiro ano. 

Conforme a universidade, os estudantes que ainda estão no 1º ano do Ensino Médio devem aguardar o lançamento do edital para provas do PAS 1 no segundo semestre de 2022.

Os inscritos na terceira etapa do PAS serão avaliados pelas notas do Enem 2022. A quantidade de vagas que serão oferecidas para essa etapa ainda não foi informada. Os dados devem sair em edital específico.

Mais detalhes podem ser vistos neste Edital ou na página do PAS da UFLA.