UFJF inicia inscrições do Vestibular de Música e do PISM 2018

Candidatos podem se inscrever até o dia 29 de setembro. Isenção também está aberta.
Em 04/09/2017 14h52 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: ufjf
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu as inscrições do Programa Seletivo de Ingresso Misto (PISM) e do Vestibular de Música 2018. O prazo termina em 29 de setembro.

Faça sua inscrição

A taxa do PISM é de R$ 110, enquanto para o Vestibular de Música é de R$ 50. A isenção do valor pode ser socilitada até o dia 11 de setembro. 

A isenção das taxas do Vestibular e do PISM são voltadas para os cadastrados no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e para quem tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e estude (ou tenha estudado) todo o ensino médio em escola pública. 

A orientação para o envio da documentação pode ser conferida nos Editais. O resultado dos pedidos de isenção das taxas da UFJF será publicado no dia 26 de setembro, a partir das 15h. 

PISM

O PISM preencherá 2.323 vagas em 2018, sendo o mínimo de 50% destinado aos cotistas. As oportunidades são para Juiz de Fora e Governador Valadares, em Minas Gerais. 

Os locais de prova de todas as etapas do PISM serão divulgados em 21 de novembro. No mesmo dia, a UFJF disponibilizará a concorrência do Módulo III. 

As provas do PISM serão realizadas em 9 e 10 de dezembro. Os dois primeiros módulos contarão com questões discursivas de Português, Matemática, Química e Geografia e objetivas das mesmas disciplinas no primeiro dia, enquanto o segundo trará perguntas dissertativas e de múltipla escolha sobre Literaturas, Biologia, Física e História. 

O módulo III do PISM terá provas de objetivas comum a todos os cursos, composta pelas disciplinas do ensino médio, além da parte discursiva referente às questões específicas aos cursos escolhidos. 

As provas de habilidades específicas do curso de música serão aplicadas também no PISM. A etapa está prevista para o período entre 22 e 26 de outubro, variando conforme a modalidade (bacharelado e licenciatura) e entre prática e teórica. O resultado desta fase será publicado em 31 de outubro.

Vestibular

O curso de Música não entra no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), já que depende da verificação das habilidades específicas para a aprovação dos candidatos. O Vestibular preencherá 35 vagas divididas em bacharelado e licenciatura, sendo para ocupação em Juiz de Fora. 

As provas seguem a mesma linha dos testes de habilidades específicas do curso de Música do Pism, inclusive os mesmos dias, assim como o resultado da etapa sairá em 31 de outubro. 

A segunda etapa do Vestibular de Música é constituída do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o qual será realizado em 5 e 12 de novembro. Esta parte substitui a aplicação de provas teóricas sobre conhecimentos gerais e redação da seleção da UFJF. 

Resultados

Os aprovados de ambos os processos seletivos serão conhecidos em 8 de fevereiro. Já as notas dos módulos I e II do PISM serão informadas e 8 de março. 

Mais informações nos Editais