UFBA 2019: vestibular para aldeados, quilombolas, trans e refugiados abre inscrições

Candidatos devem ter realizado o Enem 2018, exceto os refugiados, que devem apresentar declaração de conclusão do Ensino Médio
Em 17/01/2019 11h33 Por Giullya Franco

Crédito da Imagem: ufba
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estão abertas até o dia 23 de janeiro as inscrições para o Vestibular 2019 da Universidade Federal da Bahia (UFBA) voltado aos índios aldeados, quilombolas, pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis) e refugiados. A inscrição é gratuita.

Inscrição Vestibular 2019 UFBA.

Para concorrer às vagas do processo seletivo os candidatos devem ter realizado as provas do Enem 2018, exceto os refugiados, que devem comprovar que cursaram o Ensino Médio ou equivalente em outro país. Além disso, há exigências específicas para cada categoria de candidatos:

Quilombolas e aldeados: É necessário apresentar certificado da Fundação Cultural Palmares e da FUNAI. O candidato também deverá comprovar seu endereço com documento fornecido pela Associação dos Quilombos Remanescentes.

Índio aldeado: Deve apresentar declaração da FUNAI e documento fornecido pelo Cacique da Aldeia.

Pessoas Trans: A condição deve ser comprovada através de documento de autodeclaração de transexuais, transgêneros ou travestis.

Refugiados: Apresentar declaração de situação de vulnerabilidade comprovado mediante visto humanitário permanente ou temporário, emitido pelo Conselho Nacional de Imigração.

Vagas

A universidade está disponibilizando 352 vagas em 88 cursos de graduação em Salvador, Vitória da Conquista e Camaçari. Os cursos oferecidos são das seguintes modalidades: Curso de Progressão Linear (CPL) – que pode ser Licenciatura, Bacharelado ou Formação Profissional; Curso Superior de Tecnologia (CST) – tem duração média de três anos e é voltado à formação de profissionais para atender aos setores da economia em áreas especializadas; Bacharelado Interdisciplinar (BI) – é destinados à formação geral humanística, científica e artística, com currículos flexíveis e articulados, possibilitando também o aprofundamento num dado campo do conhecimento.

SISU

A UFBA também oferece vagas através do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Serão 4.492 vagas voltadas aos alunos que prestaram o Enem 2018, com reserva de cotas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou estudantes com renda familiar igual ou inferior a um 1,5 salário mínimo. As inscrições no Sisu serão abertas na próxima terça-feira (22 de janeiro).

Mais informações no site da UFBA e no edital do processo seletivo.