UERJ prorroga inscrições do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2019

Candidatos terão até o dia 7 de maio para a realização do cadastro nas provas objetivas.
Em 24/04/2018 13h47 , atualizado em 24/04/2018 13h54 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: uerj
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) prorrogou as inscrições do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2019. Com o fim previsto para 30 de abril, a primeira etapa da seleção teve seu prazo de cadastro prolongado até o dia 7 de maio. A taxa é de R$ 60.

Faça sua inscrição na UERJ

De acordo com a UERJ, a prorrogação tem como um dos motivos a volta do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II para o Vestibular Estadual, dando assim mais tempo para os interessados se inscreverem para as 50 vagas. 

Outro motivo apontado pela UERJ é a incidência de feriados dentro do período de inscrições. Com a prorrogação, os candidatos terão mais tranquilidade para a realização do cadastro e pagar a taxa. 

Além disso, a UERJ anunciou a saída do Centro Universitário da Zona Oeste (UEZO) do Vestibular Estadual. A instituição preenchia parte de suas vagas pela seleção da UERJ e as demais pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sendo que a entrada para 2019 será exclusiva pelas notas do Enem. 

Exame de Qualificação

O 1º Exame de Qualificação (EQ) será realizado em 10 de junho. Ele será composto por questões objetivas de disciplinas do ensino médio. Os classificados nesta etapa serão conhecidos no dia 18 seguinte. 

Quem não se inscrever no 1º EQ ou desejar aumentar a nota poderá se inscrever no 2º Exame de Qualificação. A isenção da taxa será recebida de 13 a 15 de junho, enquanto o cadastro será de 17 de julho a 5 de agosto. As provas serão no dia 6 de setembro. 

Exame Discursivo

Os candidatos que tiverem aproveitamento mínimo de 40% em um dos Exames de Qualificação estarão aptos a participar do Exame Discursivo (ED). Esta etapa ainda não tem data de inscrição definida, mas suas provas serão aplicadas em 2 de dezembro. 

O número de vagas oferecidas no Vestibular Estadual só será informado quando sair o edital do Exame Discursivo.

Obras Literárias

O 1º Exame de Qualificação (EQ) terá a presença da obra "O Livro dos Sonetos", de Vinícius de Morais. A leitura é obrigatória para os vestibulandos. 

No 2º Exame de Qualificação (EQ), a UERJ cobrará a leitura do livro "O Alienista", de Machado de Assis.

Já as obras do Exame Discursivo são "O Seminarista", de Rubem Fonseca e "O Crime de Padro Amaro", de Eça de Queiroz. O primeiro livro é para a Redação e o segundo para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas.

Mais informações no Manual do Candidato