UEFS encerra hoje Vestibular 2009; veja gabarito do 2º dia

Em 27/01/2009 07h48 , atualizado em 27/01/2009 13h26 Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) encerra nesta terça-feira (27) a maratona de provas do Vestibular 2009. A partir das 8h, mais de 10 mil candidatos farão os exames de Física, Química e Biologia.

Ontem foram aplicados os exames de História, Geografia e Matemática. O gabarito preliminar já está disponível para consulta. De acordo com a comissão que organiza o processo seletivo, a abstenção foi de 0,62%, o que corresponde a 71 dos 11.500 candidatos inscritos.

O processo seletivo foi iniciado no domingo (25) quando foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Língua Estrangeira. No primeiro dia os vestibulando tiveram ainda que fazer uma reflexão sobre o consumo da sociedade capitalista, tema escolhido para a prova de Redação. Clique aqui e veja a a grade de respostas.

Pais e acompanhantes dos candidatos poderão aguardar os candidatos de forma diferente e animada. A UEFS porá em prática o Programa Sala de Espera, um espaço de interação e descontração que oferecerá atividades como palestras, oficinas de dança de salão, leitura, recreação e lazer. Os interessados deverão comparecer ao pórtico do campus, onde serão encaminhados até o evento por fiscais do vestibular.

Cotas

O sistema de ações afirmativas da UEFS direciona 50% do total de vagas para candidatos oriundos da rede pública. Destas, 80% para os que se declaram afro-descendentes. Além disso, duas vagas de cada curso são reservadas para indígenas e quilombolas.

Neste vestibular, 40,42% dos candidatos optaram por disputar uma vaga através do sistema de cotas, o equivalente a 5.715 estudantes. Destes, 49 são membros de comunidades indígenas, 19 de quilombolas, 4.648 afro-descendentes de escola pública e 999 também de escolas públicas, mas que não se declararam negros.

Vestibular 2009/2

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UEFS decidiu pelo cancelamento do Processo Seletivo referente ao semestre letivo 2009. A medida visa regularizar o calendário acadêmico, atualmente defasado em cerca de nove meses.

Acumulada há anos, a diferença é resultado de mobilizações de professores, estudantes e funcionários, em função de paralisações e greves, em especial por parte do movimento docente.

O espaço de tempo entre a data de realização do vestibular e o ingresso do aluno na Instituição tem causado transtornos aos professores e candidatos. Exemplo disso é o período de matrícula dos novos alunos, realizado entre cinco e seis meses depois de anunciado o resultado final. Além disso, o início do semestre acontece somente depois de oito e até nove meses.

Veja também:
Confira a concorrência do Vestibular 2009/1
Saiba mais sobre a Estadual de Feira de Santana

Por Wanessa de Almeida