SP: Etecs abrem inscrições do Vestibulinho 2022/1

Os interessados podem se inscrever até 30 de novembro, às 15h. Taxa é de R$ 19.
Em 26/10/2021 08h38 , atualizado em 26/10/2021 10h28 Por Lorraine Vilela Campos

Etec Santa Ifigênia, em São Paulo
Etec Santa Ifigênia, em São Paulo
Crédito da Imagem: Divulgação/CPS - Etecs
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), no estado de São Paulo, abriram as inscrições do Vestibulinho 2022/1 nesta terça-feira, 26 de outubro. É possível se inscrever até 30 de novembro, às 15h, com taxa de R$ 19.

Faça sua inscrição no Vestibulinho Etecs

Estudantes matriculados nos ensinos fundamental, médio, superior ou em cursinho pré-vestibular puderam solicitar o desconto de 50% da taxa de inscrição até ontem (25/10)

O resultado da redução da taxa está previsto para 17 de novembro, a partir das 15h, havendo prazo para recursos nos dias 18 e 19 seguintes e resposta aos recorrentes em 25/11.

Vestibulinho

As Etecs vão continuar por mais uma edição com a avaliação dos candidatos por meio do histórico escolar. As provas foram suspensas em 2022 por causa da pandemia de Covid-19. 

Com exceção dos cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro que terão provas de aptidão, os demais serão avaliados apenas pelos documentos que comprovem a formação mínima exigida (ensino fundamental ou médio e suas notas). 

As notas (histórico ou declaração escolar com notas) devem ser anexadas ao formulário de inscrição para que haja a avaliação do candidato. Os concorrentes podem conferir os documentos necessários entre as páginas 21 e 23 do Manual do Candidato, de acordo com a modalidade de curso/ensino.

As Etecs recebem inscrições para as seguintes modalidades:

1 - Ensino Médio

  • Ingresso na 1ª série do Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais; Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde; e, Ciências Exatas e Engenharias;
  • Ingresso na 1ª série do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional do Programa Novotec integrado;
  • Ingresso na 1ª série do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional do projeto de Articulação da Formação Profissional Média e Superior – AMS do Programa Novotec integrado.

Entenda o novo ensino médio

2 - Ensino Técnico no 1º módulo dos Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line).

3 - Cursos de Especialização Técnica de Nível médio (presencial e on-line).

Regras para cada curso/nível de ensino

As regras de ingresso e documentação necessárias mudam de acordo com o tipo de curso/modalidade em que o candidato deseja se inscrever, veja:

- Ensino Médio (em seus diferentes formatos oferecidos)

  • Ter certificado de conclusão do ensino fundamental ou declaração de conclusão, com data de entrega do histórico escolar; ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

- Ensino Técnico no 1º módulo – Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line) 

  • Para quem está no ensino médio ou já concluiu: ter certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de matrícula no 2º ou 3º ano. 
  • Para quem está matriculado ou já concluiu a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou tem certificado do Encceja: ter certificado de conclusão do ensino Médio ou declaração que está matriculado, a partir do 2º termo da EJA ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA/CEEJA; ou Boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC, ou Declaração de proficiência no Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.
  • Para quem concluiu o ensino médio pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até 2016: apresentar certificado de conclusão pelo Enem.

=> Observações adicionais (Ensino Técnico no 1º módulo)

  • Candidatos ao curso Técnico em Enfermagem deverão ter idade mínima de 18 anos até 31 de janeiro de 2022.
  • Candidatos ao curso Técnico em Cuidados de Idosos, caso ofertado, deverão ter idade mínima de 18 anos até 31 de janeiro de 2022, além do certificado de Auxiliar de Enfermagem ou dois módulos do Curso de Técnico em Enfermagem.
  • Caso seja oferecido o Curso de Técnico em Serviços de Restaurante e Bar, o candidato deverá ter idade mínima de 18 anos até 31 de janeiro de 2022.

- Para ingressar em Cursos de Especialização Técnica de nível médio (presencial e online), as Etecs exigem que o candidato tenha concluído o ensino médio e também esteja em umas das opções abaixo:

  • Ter feito o Ensino Técnico associado ao Curso de Especialização pretendido, de acordo com a relação disponível no site vestibulinhoetec.com.br: para os cursos de Especialização presenciais.
  • Qualquer curso Técnico ou Superior, até 31 de dezembro de 2021: para o Curso de Especialização em Gestão de Projetos (EaD). 

Cursos com provas de aptidão

Canto, Dança, Regência e Teatro são os únicos cursos das Etecs que contarão com provas de aptidão como uma das etapas do Vestibulinho. 

As Etecs divulgarão a classificação geral para tais cursos em 3 de janeiro de 2022, a partir das 15h, mesmo dia em que sairá a convocação para as provas de aptidão.

As provas de aptidão on-line serão realizadas em 4 de janeiro de 2022. As orientações para cada curso podem ser vistas no Manual do Candidato

Resultados

A classificação geral dos demais cursos, o resultado das provas de aptidão e a primeira chamada para todos (convocação para matrícula) serão etapas previstas para 10 de janeiro de 2022, às 15h. 

As matrículas digitais da primeira chamada serão realizadas de 11 a 13 de janeiro. O deferimento ou não da documentação enviada sairá no dia 20 seguinte. 

Vagas

Ao todo, as Etecs oferecem 87 mil vagas gratuitas em cursos presenciais, semipresenciais e a distância (EaD). As oportunidades estão distribuídas por todo o estado de São Paulo.

Os cursos oferecidos pelas Etecs contemplam os setores industrial, de serviços e agropecuário. Além da oferta nas próprias unidades das Escolas Técnicas, o vestibulinho também preencherá oportunidades em classes descentralizadas de instituições parceiras que têm cursos técnicos ou integrados do Centro Paula Souza (CPS). 

Mais informações pelo site do Vestibulinho e no Manual do Candidato.