Ranking das melhores universidades do mundo conta com 22 instituições do Brasil

As posições mais altas entre as brasileiras pertencem à USP, Unicamp e UFRJ.
Em 06/09/2016 13h53 , atualizado em 06/09/2016 14h06 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Brasil conta com 22 instituições de ensino superior entre as melhores universidades do mundo. O ranking de 2016 foi divulgado pela empresa britânica Quacquarelli Symonds, especialista neste tipo de listagem. A relação traz 916 nomes de diferentes países, na qual quem ocupa as primeiras posições são os Estados Unidos. 

Confira o ranking completo

Brasil

A melhor posição entre as instituições brasileiras é da Universidade de São Paulo (USP). Ocupando o 120º lugar no ranking, ela subiu 23 posições em relação ao ano passado. Entre os estabelecimentos educacionais da América Latina, a USP é a segunda colocada, perdendo apenas para a Universidade de Buenos Aires.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é considerada a segunda melhor instituição brasileira nesta edição do ranking, ocupando o 191º lugar. Na sequência está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a qual está na 321º posição da lista. 

O Sudeste predomina entre as instituições brasileiras. Além da USP, Unicamp e UFRJ, o ranking menciona as universidades estaduais Paulista (Unesp) e do Rio de Janeiro (UERJ); as federais de São Paulo (Unifesp), de Minas Gerais (UFMG), de São Carlos (UFSCar), de Viçosa (UFV) e Federal Fluminense (UFF), além das Pontifícias Universidades Católicas do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e de São Paulo (PUC-SP).

O Sul conta com o segundo maior número de instituições brasileiras citadas no ranking. Estão presentes as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRS), de Santa Catarina (UFSC), de Santa Maria (UFSM) e do Paraná (UFPR); a Estadual de Londrina (UEL) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

O Nordeste aparece na sequência com as universidades federais da Bahia (UFBA), do Ceará (UFC) e de Pernambuco (UFPE), enquanto o Centro-Oeste conta apenas com a Universidade de Brasília (UnB). 

Mundo

O ranking elegeu como a melhor instituição do mundo o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mais conhecido por sua sigla em inglês - MIT. Fecham o pódium as universidades de Stanford e Harvard, todas nos Estados Unidos.