O ITA encerra hoje, 19 de maio, o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2026. O processo seletivo é um dos mais disputados do país.
Conforme o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), podem pedir a gratuidade inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional.
Também podem solicitar o benefício doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
O resultado dos pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2026 do ITA deve sair no dia 30 de maio. Beneficiados ou não devem fazer inscrição no processo seletivo.
Leia também:
Vestibulares 2026 de São Paulo: confira datas da Fuvest, Unicamp, ITA e outras universidades
Como funciona o Vestibular 2026 do ITA?
O Vestibular 2026 do ITA será formado por três fases, sendo as duas primeiras nos dias 5 de outubro e de 28 a 31 de outubro. Cada etapa tem avaliações específicas. Veja abaixo os detalhes:
-
1ª Fase: Exame Objetivo
=>Questões objetivas de física, inglês, matemática e química;
-
2ª Fase: Exame Discursivo
=> questões discursivas de física, matemática, química, português e redação;
-
3ª Fase: Inspeção de Saúde
=> Verificação de condições psicofísicas para matrícula no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).
Estude as provas anteriores do Vestibular do ITA
Vagas e cursos do Vestibular 2026 do ITA
O ITA ainda não informou a quantidade de vagas que serão oferecidas no Vestibular 2026. Na edição passada, os candidatos concorreram a 180 vagas, sendo 144 para Ampla Concorrência e as outras 36 para candidatos autodeclarados negros.
Os cursos do instituto são para a ativa e para a reserva. As oportunidades são para áreas da Engenharia, como, por exemplo, Engenharia Aeroespacial e Engenharia Aeronáutica.
Como passar no Vestibular 2026 do ITA?
Veja abaixo entrevista com Luciano Jacob Filho, que passou em 1º lugar no Vestibular 2019 do ITA. O estudante conta como se preparou para o processo seletivo e dá dicas de estudo para mandar bem nas provas.
Dicas para passar no Vestibular 2026 do ITA
Faltam pouco menos de cinco meses para o Vestibular 2026 do ITA. Este artigo "10 dicas de estudos para o vestibular do ITA" destaca recomendações para quem está se preparando para o processo seletivo. Anote!
-
Antecipe-se: Quanto mais cedo começar a preparação, melhor. Alguns estudantes passam todo o ensino médio se preparando para as provas deste vestibular. Então, independente de quanto tempo falta pra a prova, comece a estudar já.
-
Planeje: Todos os estudantes foram unânimes em dizer que é preciso planejar, traçar metas e períodos. Mesmo frequentando cursinhos, é necessário ter uma rotina de estudos também fora da sala de aula. Por isso, é importante ter um cronograma determinando uma quantidade de horas e disciplinas para cada dia da semana.
-
Alterne estudos e atividades físicas: Essa dica é tão importante quanto a primeira, pois a saúde do corpo precisa estar em dia na hora da prova. Desta forma, será preciso incluir na rotina um tempo para a prática de exercícios físicos e ter bons hábitos alimentares. Além das provas tradicionais, o vestibular do ITA também faz uma inspeção de saúde nos candidatos.
Leia mais dicas para passar no Vestibular do ITA
Mais informações podem ser consultadas no site oficial da instituição.