Londrina: Cursinho Comunitário Feldman recebe inscrições até 10 de fevereiro

Gratuito, o cursinho da UTFPR oferece 50 vagas para estudantes de baixa renda que desejam se preparar para Vestibular e Enem 2019
Em 03/01/2019 17h37 , atualizado em 11/01/2019 17h33 Por Thaís Dutra

Cursinho pré-vestibular é promovido pelo Campus Londrina da UTFPR
Cursinho pré-vestibular é promovido pelo Campus Londrina da UTFPR
Crédito da Imagem: Cursinho Comunitário Feldman
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Já estão abertas as inscrições para o Cursinho Comunitário Feldman, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR). De iniciativa do Campus Londrina, o cursinho é gratuito e tem como objetivo preparar estudantes da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. Ao todo, são ofertadas 50 vagas. 

Os interessados poderão se inscrever até 10 de fevereiro, exclusivamente pela internet. Em seguida, deverão pagar uma taxa de R$ 20 para participar do processo seletivo. O edital estipula o número máximo de 250 inscrições. Caso atinja esse limite antes do dia 10 de fevereiro, as inscrições serão encerradas automaticamente.

Poderão participar da seleção apenas estudantes que já concluíram ou que vão concluir o Ensino Médio na rede pública em 2019 e que ainda não tenham ingressado no ensino superior. Estudantes de escolas particulares que tenham sido bolsistas poderão concorrer à vaga no cursinho.

Etapas da seleção

Os candidatos serão submetidos à duas etapas de seleção. A primeira será a realização de uma prova, com 60 questões, para avaliação de conhecimentos básicos e gerais sobre as disciplinas do Ensino Médio – Português, Inglês, Química, Física, Biologia e Matemática. A previsão é de que a prova seja aplicada em 17 de fevereiro, às 13h30, no Bloco K da UTFPR do Campus Londrina, localizado na Avenida dos Pioneiros, número 3.131, Jardim Morumbi. 

A segunda etapa será a análise dos documentos entregues pelo candidato, que comprovem ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública de Educação. A análise tem caráter eliminatório. 

Matrícula

A lista dos aprovados será divulgada no site da UTFPR e na página do Facebook, com o nome dos 50 primeiros classificados. A data da realização das matrículas será divulgada junto com a 1ª lista de chamada. O edital também não informa quando será publicado o resultado final.

Os estudantes que não forem classificados poderão participar da lista de espera. Há previsão de divulgação de lista de segunda chamada caso não sejam preenchidas as 50 vagas. Além disso, ao longo do cursinho poderão ser convocados novos candidatos após a desistência de algum estudante.

No momento da matrícula, os aprovados deverão apresentar documentos de identificação, como Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento, CPF; Declaração de matrícula ou de Conclusão do Ensino Médio; foto 3x4 atualizada; e comprovante de residência. No caso de alunos menores de 18 anos, os pais deverão efetuar a matrícula presencialmente.

Aulas

As aulas serão iniciadas junto com o semestre letivo da Universidade, no dia 11 de março. O horário será de segunda a sexta-feira, das 18h40 às 22h30. São organizados plantões e simulados conforme a necessidade dos alunos e disponibilidade dos voluntários - professores e monitores.