Inscrições para Vestibular 2023 do IME terminam hoje (11)

Concurso de Admissão oferece 92 vagas, sendo 80 para ativa e 12 para reserva
Em 11/07/2022 00h10 Por Silvia Tancredi

Instituto Militar de Engenharia (IME)
Instituto Militar de Engenharia (IME)
Crédito da Imagem: Divulgação IME
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME) recebe inscrições para o Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação da Ativa e da Reserva 2023 somente até hoje, 11 de julho. A taxa custa R$ 140.

Inscreva-se Vestibular 2023 IME 

Solicitações de isenção de taxa de inscrição já foram aceitas. A lista de candidatos beneficiados com a gratuidade já foi divulgada.

Puderam participar ex-combatentes das Forças Armadas, doadores de medula óssea e inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)  membros de família de baixa renda.

Quem pode se inscrever? 

A seleção preencherá vagas em cursos de Engenharia. No momento de inscrição o candidato deve escolher a modalidade que deseja concorrer, pois o Concurso de Admissão é dividido em CFG/Ativa, que visa a carreira militar, e CFG/Reserva, que consiste apenas nos estudos de Engenharia.

Para participar do Processo Seletivo IME 2023, é necessário cumprir alguns requisitos, como ser brasileiro(a) nato(a) e ter concluído ou estar cursando o último ano do Ensino. Além disso, também é necessário:

  • Para ATIVA - Ter entre 16 e 22 anos de idade, completados até o ano da matrícula do CFG do IME

  • Para RESERVA - Ter entre 16 e 21 anos, completados no período de 1° de janeiro a 31 de dezembro, completados no ano do concurso. 

Vagas

O Concurso de Admissão/Ativa oferece 80 vagas. Dentre elas, 16 são destinadas a negros e 64 à ampla concorrência. Já o Concurso de Admissão/Reserva disponibiliza 12 vagas, sendo duas reservadas a negros e dez para ampla concorrência.

Após um ano de Ciclo Básico, os estudantes podem optar por uma das especialidades da Engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Elétrica, Eletrônica, Comunicações, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóvel, Materiais, Química, Cartografia, Computação.

Confira também: Inscrições para Vestibular do ITA estão abertas

Fases do Vestibular

O Concurso de Admissão IME 2023 é composto pelas seguintes etapas:

  • Exame Intelectual (EI)

  • Inspeção de Saúde (IS)

  • Exame de Aptidão Física (EAF)

  • Avaliação Psicológica (Avl Psc)

  • Procedimento de Heteroidentificação (PH)

O Exame Intelectual possui duas fases. A 1° fase será realizada no dia 25 de setembro. Os inscritos farão provas objetivas de Matemática, Física e Química. O resultado dessa etapa sairá até dia 8 de dezembro.

A 2° fase do Exame Intelectual ocorrerá em quatro dias. Veja abaixo como serão as provas:

  • Prova discursiva de Matemática – 24 de outubro

  • Prova discursiva de Física – 25 de outubro

  • Prova discursiva de Química – 26 de outubro

  • Prova objetiva de Inglês e Português com redação - 27 de outubro.

Baixe as provas anteriores do IME

A etapa de Inspeção de Saúde também é obrigatória. Nela, os candidatos devem apresentar cartão de vacinação e laudos de exames destacados no Manual do Candidato. Os convocados para esta etapa deverão se apresentar no IME no dia 9 de janeiro de 2023. 

O Exame de Aptidão Física, fase que testará o condicionamento físico dos participantes, deverá acontecer entre 9 e 16 de fevereiro de 2023. Os aprovados nas fases anteriores vão ser submetidos a Avaliação Psicológica.

Por fim, o Procedimento de Heteroidentificação será aplicado para os candidatos autodeclarados negros. Nele, uma comissão utilizará critérios fenotípicos para avaliar a condição declarada pelo candidato. 

A matrícula dos candidatos aprovados em todas as etapas será efetivada no dia 10 de fevereiro de 2023. 

Locais de prova

As provas vão acontecer em todas as regiões brasileiras, nas seguintes cidades:

Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santa Maria/RS, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.

Mais informações no Manual do Candidato ou no site do IME.