As inscrições para o Processo Seletivo 2022/2 dos cursos a distância da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) já estão abertas e podem ser feitas até 19 de maio pela internet. A taxa é de R$40 e pode ser paga até 23 de maio.
O processo da UFPB integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é responsável pela oferta de cursos de graduação a distância gratuitos em instituições públicas de ensino.
Isenção
Para quem não tiver condições de fazer o pagamento da taxa de inscrição, o prazo para solicitar a isenção se encerra no próximo domingo (15).
Podem solicitar a isenção canidatos que comprovem alguma das condições abaixo:
- Ter cursado o ensino médio em rede pública de ensino;
- Não ter condições para pagar a taxa de inscrição (comprovação pela inscrição no Cadastro Único);
- Ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Os documentos comprobatórios necessários podem ser consultados neste edital. Os candidatos devem anexar a documentação no sistema.
A UFPB informará o resultado dos pedidos no dia 18 de maio.
Seleção
O processo seletivo será realizado por meio do desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2019, 2020 e 2021. Isto é, o interessado em participar do vestibular deve ter feito todas as provas de alguma das três edições do exame.
O resultado estará disponível no dia 3 de junho.
Vagas
Os cursos ofertados pela UFPB na modalidade a distância são todos de grau licenciatura. Confira as formações:
- Letras - Libras
- Letras - Espanhol
- Letras - Inglês
- Letras - Português
- Pedagogia
- Ciências Agrárias
- Matemática
Os polos de apoio dos cursos estão nas cidades paraíbanas de: Alagoa Grande, Cabaceiras, Campina Grande, Conde, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Itaporanga, João Pessoa, Lucena, Mari, Pitimbu, Pombal, Santa Luzia, Araruna, Livramento, São Bento e Taperoá.
Cotas
A UFPB destina 50% de suas vagas a egressos de escolas públicas, deste percentual há vagas específicas para pessoas com baixa renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.
A instituição também reserva 20% das vagas deste processo seletivo para professores da rede básica que não possuem formação na área em qua atuam.
Mais informações podem ser acessadas neste edital.