Inep divulga todas as informações sobre o próximo Enem

Em 14/04/2008 15h06 , atualizado em 25/04/2008 18h52 Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pela organização e realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), divulgou todas as informações a respeito do Enem 2008.

A participação no Enem é voluntária e podem participar os alunos que já concluíram ou que estão concluindo o Ensino Médio.

A nota do exame pode ser usada em vestibulares de várias universidades, em currículos para estágios e é condição indispensável para quem quer concorrer a uma bolsa do ProUni (Programa Universidade para Todos).

Inscrições

As inscrições estarão abertas a partir do dia 5 de maio e se encerram no dia 30 do mesmo mês. Todas as escolas que participaram do Censo Escolar de 2007 receberão fichas de inscrição que deverão ser retiradas pelos alunos, preenchidas e depois entregues nas agências dos Correios.

Para os estudantes da rede pública, a participação no Enem é gratuita, mas os estudantes da rede privada devem efetuar o pagamento da taxa de R$35 nas agências bancárias antes de entregar a ficha de inscrição nos Correios.

Para quem já terminou o ensino médio, as fichas de inscrição deverão ser retiradas nos Correios, a taxa deverá ser paga (mesmo tendo estudado em escola pública) e depois devolvida preenchida em qualquer agência dos Correios. Só estarão isentos da taxa de inscrição os egressos de escola pública ou privada que se declararem carentes.

Na internet

Para se inscrever pela internet, basta acessar o site do Inep (www.inep.gov.br/inscricao), preencher a ficha e imprimir o comprovante. Nesta modalidade de inscrição não será possível solicitar a isenção da taxa, pois o site emite o boleto automaticamente.

Necessidades Especiais

Aqueles que necessitarem de atendimento especial para realizar a prova deverão informar na ficha de inscrição a condição em que se encontram para poderem ter o mesmo atendimento dos demais. Para a realização da prova em unidades prisionais ou hospitalares, é preciso que a coordenação desses locais informe diretamente ao Inep a situação de seus matriculados.

Confirmação

O inscrito receberá, até o dia 18 de agosto, o cartão de confirmação com a hora, data e local da prova, no endereço indicado no ato da inscrição. Se não receber até esta data, a pessoa deverá procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que fará o exame.

Prova

A prova – composta de 63 questões de múltipla escolha e uma redação – será aplicada no dia 31 de agosto (domingo, às 13h) em 1.400 municípios brasileiros. Os alunos terão cinco horas para resolver o exame.

Notas

Todos aqueles que comparecerem à prova receberão, a partir da segunda quinzena de novembro, o Boletim Individual de Resultados, contendo as notas que obtiveram em cada uma das categorias de avaliação. O boletim também estará disponível na internet.

Anos anteriores

De acordo com o Inep, em 2007 os estudantes tiveram as maiores médias dos últimos cinco anos. De 100 pontos, a média de 2007 foi de 51,52 contra 36,90 do ano de 2006. Na prova de redação, a média de 2007 foi de 55,99 e a do ano anterior, 52,08.

Entenda melhor sobre o Enem, o Prouni e a relação entre eles.

Por Marla Rodrigues