IME solta local de prova da 1ª fase do Vestibular 2023

Concurso de Admissão está marcado para dia 25 de setembro em vários estados do Brasil
Em 20/09/2022 11h34 , atualizado em 20/09/2022 16h32 Por Silvia Tancredi

Instituto Militar de Engenharia (IME)
Instituto Militar de Engenharia (IME)
Crédito da Imagem: Divulgação IME
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME) divulgou o cartão com os locais onde serão aplicadas as provas da primeira fase do Exame Intelectual do Concurso de Admissão 2023. Confira:

Local de prova 1ª fase Exame Intelectual Vestibular 2023 IME

As provas da primeira fase do Exame Intelectual estão marcadas para as 13h30 do dia 25 de setembro. Os portões serão abertos às 10h30 e fechados às 12h. Os estudantes devem levar documento de identificação e caneta esferográfica de tinta azul.

O vestibular ocorrerá nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santa Maria/RS, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.

Os inscritos farão provas compostas por 15 questões objetivas de Matemática, 15 questões de Física e dez questões de Química.

2ª etapa 

O resultado da primeira fase do Vestibular 2023 do IME sairá até dia 8 de outubro. Os estudantes convocados farão a segunda etapa entre os dias 24 e 27 do mesmo mês.

Essa fase contará com provas discursivas de Matemática, Física, Química, Inglês e Português e uma Redação.

Estude as provas de vestibulares anteriores do IME

Outras fases - IME 2023

O Concurso de Admissão IME 2023 também é composto pelas seguintes etapas:

=>Inspeção de Saúde (IS): os candidatos devem apresentar cartão de vacinação e laudos de exames destacados no Manual do Candidato. Os convocados para esta etapa deverão se apresentar no IME no dia 9 de janeiro de 2023. 

=>Exame de Aptidão Física (EAF): testará o condicionamento físico dos participantes, deverá acontecer entre 9 e 16 de fevereiro.

=>Avaliação Psicológica (Avl Psc): os aprovados são avaliados nos aspectos intectivo e personalógico.

=>Procedimento de Heteroidentificação (PH): aplicado para os candidatos autodeclarados negros. Nele, uma comissão utilizará critérios fenotípicos para avaliar a condição declarada pelo candidato. 

=>Matrículas: dia 10 de fevereiro de 2023. 

Vagas

O Vestibular 2023 do IME preencherá 80 vagas. Desse total, 16 são destinadas a negros e 64 à ampla concorrência. Já o Concurso de Admissão/Reserva disponibiliza 12 vagas, sendo duas reservadas a negros e dez para ampla concorrência.

Após um ano de Ciclo Básico, os estudantes podem optar por uma das especialidades da Engenharia: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Elétrica, Eletrônica, Comunicações, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóvel, Materiais, Química, Cartografia, Computação.

Mais informações no Manual do Candidato ou no site do IME.