IFRS abre inscrições do Vestibular 2020/1

Candidatos podem optar por prova própria, Enem ou melhor desempenho entre os dois.
Em 08/10/2019 11h34 , atualizado em 08/10/2019 12h44 Por Lorraine Vilela Campos

IFRS Porto Alegre - Crédito da Foto: Imprensa IFRS
IFRS Porto Alegre - Crédito da Foto: Imprensa IFRS
Crédito da Imagem: Imprensa IFRS
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições do Vestibular 2020/1 do Instituto Federal do Rio de Grande do Sul (IFRS). Os candidatos podem se inscrever até 10 de novembro e a taxa é de R$ 50 para os cursos superiores. 

Faça sua inscrição

O candidato deve optar por uma das três categorias de seleção do IFRS:

=> Prova Tradicional
=> Somente Enem (a partir de 2014)
=> Enem + Prova do IFRS = melhor desempenho

Isenção

O IFRS aceitou pedidos de isenção em setembro. Puderam solicitar a gratuidade da taxa os candidatos com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família. Os isentos podem ser vistos neste link.

Vestibular

As provas do Vestibular serão aplicadas pelo IFRS em 8 de dezembro. A seleção será composta por 45 questões objetivas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. 

Resultado

O resultado do Vestibular (prova) será publicado em 9 de janeiro de 2020. Já os aprovados pelo Enem serão conhecidos em 24 de janeiro. 

O IFRS fará outras duas chamadas em 29 de janeiro e 7 de fevereiro. Caso restem vagas, uma convocação pública será divulgada em 13 de fevereiro.

Vagas

O IFRS preencherá 2.099 vagas neste Vestibular, sendo metade para ingresso por prova e o restante pelo Enem. O instituto reserva 50% de suas oportunidades para cotistas. 

As vagas do IFRS são para os campi Porto Alegre, Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Restinga, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Vernanópolis e Viamão.

Cursos Técnicos

O IFRS também recebe inscrições para o Processo Seletivo para cursos técnicos de nível médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O cronograma é o mesmo dos cursos de graduação, mas a taxa é de R$ 35. 

A oferta do IFRS é de 1.698 vagas nos cursos integrados e concomitantes ao ensino médio, 930 nos subsequentes e 212 para integrados ao EJA.

Mais informações no Edital e pelo site do IFRS.