Especial Fuvest 2025: professores dão dicas para provas da 2ª fase

Provas da 2ª fase do Vestibular 2025 da Fuvest serão aplicadas no próximo domingo e segunda-feira, 15 e 16 de dezembro.
Em 10/12/2024 16h44 Por Silvia Tancredi

2ª fase da Fuvest 2025
Segunda fase da Fuvest é realizada em dois dias
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estudantes fazem as provas da 2ª fase do Vestibular 2025 da Fuvest no próximo domingo e segunda-feira, 15 e 16 de dezembro. Entre as dicas de professores para que candidatos se deem bem nas provas, está que eles tenham muita atenção aos enunciados das questões, que, desta vez, serão discursivas. 

Fazem as provas da 2ª etapa do vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) concorrentes que foram aprovados na 1ª fase, cujas provas foram aplicadas em 17 de novembro.

A Fuvest 2025 oferece mais de 8,1 mil vagas em cursos de graduação na Universidade de São Paulo (USP). Medicina, em São Paulo, é a carreira mais procurada, com mais de 96 candidatos por vaga.

Como é a 2ª fase da Fuvest 2025?

1º dia | Domingo, 15 de dezembro

  • 10 questões abertas de Português, sobre interpretação de textos, gramática e literatura e a redação

2º dia | Segunda, 16 de dezembro

  • 12 questões abertas de duas a quatro disciplinas específicas, conforme o curso de escolha. 

Ao todo, a segunda fase computará 200 pontos, sendo 100 pontos no primeiro dia (50 da redação e 50 das questões) e outros 100 pontos no segundo dia. 

João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa, lembra que o vestibular da Fuvest procura avaliar a capacidade de ler, interpretar e resolver as questões propostas por cada uma das disciplinas. Mas o profissional reforça a importância de o jovem ter cursado um bom Ensino Médio.

"No vestibular da Fuvest, sem uma boa base dos conteúdos ensinados no Ensino Médio, apenas a interpretação dos textos não é suficiente para que os estudantes cheguem às respostas corretas"

Como fazer as questões da 2ª fase da Fuvest?

João Pitoscio Filho

A recomendação de Pitoscio para se dar bem nas provas da 2ª fase da Fuvest é que, além da leitura atenta dos enunciados e textos, os estudantes devem ficar atentos ao comando da questão. Afinal, conforme ele ressalta: citar e explicar são comandos distintos.

"Uma questão que pede apenas para citar o nome de uma organela é diferente daquela que pede para explicar a ação de uma enzima. Não seguir o comando proposto pela questão leva à perda total ou parcial de pontos", exemplifica.

O coordenador reforça ainda que outro fator importante é a linguagem a ser usada na elaboração da resposta da questão discursiva do vestibular.

A resposta da prova da 2ª fase da Fuvest deve ser simples, clara, direta, objetiva e correta. Escrever além do que é pedido, incluir detalhes desnecessários e não se ater ao que foi pedido, incluindo informações a mais, não são garantias de uma boa pontuação

Gestão de tempo

João Pitoscio Filho acredita que, de um modo geral, o tempo não é a maior preocupação na segunda fase da Fuvest. Mas, mesmo assim, o profissional dá dicas para os dois dias de prova:

  • 1º dia: os estudantes devem escrever uma redação e responder às questões de língua portuguesa, então saber dividir o tempo é fundamental.

  • 2º dia: os estudantes farão as questões das disciplinas específicas, sendo assim o ideal é resolver primeiro as questões ou itens mais simples e rápidos e depois voltar para a resolução das partes mais trabalhosas das provas.

Redação da Fuvest 2025

Luiz Carlos Dias

Luiz Carlos Dias, coordenador de Redação do Colégio Etapa, explica que a prova de redação da Fuvest é um texto dissertativo-argumentativo, que pressupõe a problematização de uma frase temática, muitas vezes, centrada em questões sociais e humanitárias.

"Na redação da Fuvest, cabe ao candidato assumir uma posição crítica que seja capaz de oferecer uma análise bem-fundamentada, apoiando-se, por exemplo, em um caminho interdisciplinar. Também é importante lembrar que a prova da Fuvest costuma apresentar fatos recentes e elementos da cultura popular"

Na opinião de Dias, a primeira grande diferença da redação da Fuvest em relação a outros vestibulares está relacionada à postura de olhar do candidato. "Se em uma redação do Enem o estudante precisa construir um projeto de texto cujo foco é a proposta de intervenção, em uma redação da Fuvest ele precisa ousar nas construções de pensamento", salienta.

Veja também:

Redação da Fuvest 2025: confira dicas e temas que podem cair na prova do vestibular

Dicas para a redação da Fuvest 2025

O coordenador de redação Luiz Carlos listou dicas efetivas para os estudantes se darem bem na redação da Fuvest:

  • Obedeçam às normas gramaticais da língua portuguesa, aplicando corretamente, por exemplo, regras de acentuação e de grafia, concordâncias, pontuação e regências;
  • Tenham um vocabulário vasto e saber interpretar imagens, bem como conceitos sociológicos, filosóficos e antropológicos
  • Lembre de filmes, de podcasts, de músicas e, sobretudo, das leituras obrigatórias pode ajudar a formar um repertório sociocultural e, consequentemente, a pensar ‘fora da caixa’ na hora de estabelecer conexões com o tema da redação.

Vagas e cursos do Vestibular 2025 da Fuvest

O vestibular 2025 da Fuvest oferece 8.147 vagas em mais de cem cursos de gradação, que estão dividos nas seguintes áreas:

  • Ciências exatas e da terra

  • Ciências biológicas

  • Engenharias

  • Ciências da saúde

  • Ciências agrárias

  • Ciências sociais aplicadas

  • Ciências humanas

  • Linguística, letras e artes

  • Cursos multidisciplinares

Os cursos de graduação são ministrados nas unidades da USP de São Paulo (capital), Bauru, Lorena, Pirassununga, São Carlos, Piracicaba e Ribeirão Preto. 

Os estudantes podem escolher entre cursos no turno matutino, vespertino e noturno. Veja abaixo o horário das aulas:

Cotas do Vestibular da Fuvest

No Vestibular da Fuvest, os candidatos precisam optar por uma das modalidades de concorrência no ato de inscrição.

  • AC (Ampla Concorrência): vagas destinadas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum pré-requisito;

  • EP (Escola Pública): vagas reservadas para os candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

  • PPI (Pretos, Pardos e Indígenas): vagas destinadas aos candidatos e autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Para mais detalhes, acesse o site da Fuvest.

Crédito das imagens:

[1] e [2] Divulgação Colégio Etapa