Começa hoje (5) o Vestibular 2022 da UnB

Candidatos disputam 2.112 vagas. Cursos mais concorridos são Medicina, Psicologia e Direito.
Em 05/02/2022 00h30 Por Adriano Lesme

Campus da UnB
Campus da UnB
Crédito da Imagem: Andrey Luiza / Secom UnB
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Mais de 11 mil estudantes são esperados neste final de semana, 5 e 6 de fevereiro, para as provas do Vestibular 2022 da Universidade de Brasília (UnB). Os portões serão abertos às 12h.

Nos dois dias as provas serão realizadas das 13h às 18h, em Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga, no Distrito Federal, e nas cidades de Formosa/GO, Goiânia/GO, Valparaíso/GO e Uberlândia/MG.

Para as provas os vestibulandos terão que levar documento de identidade, comprovante de inscrição e caneta preta fabricada em material transparente.

O uso de máscara é obrigatório. A UnB pede aos candidatos que levam máscaras reservas em um saco plástico transparente, para troca a cada duas horas. Os candidatos também terão que observar o distanciamento adequado, conforme demarcação do piso.

Baixe provas anteriores da UnB

Provas

Sábado

  • Prova de Conhecimentos I = 30 questões de Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa.

  • Prova de Conhecimentos II = 120 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música), Filosofia e Sociologia.

  • Prova de Redação em Língua Portuguesa.

Domingo

  • Prova de Conhecimentos III = 150 questões de Biologia, Física, Química e Matemática.

Os gabaritos preliminares serão divulgados na terça-feira, 8, a partir das 19h. Os candidatos terão dois dias para apresentar recurso. 

A avaliação biopsicossocial dos candidatos está marcada para 13 de fevereiro. No dia 22 seguinte, a UnB divulgará o resultado da entrevista e o edital com a análise da documentação para quem deseja concorrer pelo sistema de cotas.

No dia 3 de março, o Cebraspe divulgará o resultado provisório dos itens tipo D e da prova de redação. O resultado final do vestibular é esperado para 18 de março.

Vagas e concorrência

A UnB oferece 2.112 vagas no Vestibular 2022. Destas, 112 são para os cotistas negros e 1.077 para estudantes de escolas públicas (havendo percentual para pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência e alunos de baixa renda). 

As oportunidades são para os campi Darcy Ribeiro (Brasília), Planaltina, Ceilândia e Gama.

Ao todo, 11.206 pessoas se inscreveram, sendo 10.916 candidatos e 290 treineiros. O curso mais concorrido no sistema universal é Medicina, com 171,15 candidatos por vaga. Em seguida estão Psicologia (23,60) e Direito (18,53).

Acesse a concorrência completa

Mais informações no edital e pelo site do Vestibular UnB.