Brasil ganha mais quatro universidades federais

Em 16/08/2011 12h08 , atualizado em 16/08/2011 13h23 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Na cerimônia de anúncio da expansão da rede federal de educação superior que acontece desde às 11h, a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de quatro universidades federais em estados do Norte e Nordeste.

Três dessas universidades já existem como campi de outras instituições. A partir de agora a rede federal passará a contar com 63 unidades. No entanto, a criação delas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Ao todo, as quatro novas instituições de ensino terão 17 campi para atender a população dos respectivos estados, sendo que 12 deles ainda serão criados e cinco, transferidos de outras universidades já existentes.  Além disso, 12 universidades federais de 11 estados vão receber 15 novos campi até 2014 (veja aqui).

Novas Universidades

Onde hoje funciona um campus de Marabá da Universidade Federal do Pará será a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).  A Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), no Ceará, terá sede em Juazeiro do Norte, onde atualmente funciona o Campus Cariri que pertence à Universidade Federal do Ceará (UFC).

O campus de Barreiras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) será transformado na Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba). O estado ainda receberá a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), no município de Itabuna.

Veja também:
Universidades pelo Brasil
Siga-nos no twitter

Por Dayse Luan
Com informações da Agência Brasil