Bolsas para cotistas da Uerj e Uenf serão melhores a partir do próximo semestre

Em 14/05/2008 18h19 Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
A partir do próximo semestre, os estudantes que entrarem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) por meio de cotas terão mais motivos para comemorar.

As bolsas concedidas a todos estes alunos, que antes era por período máximo de um ano, serão concedidas em prazo e valor maior. No fim de abril, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, sancionou uma lei estadual que faz com que as bolsas de estudos concedidas sejam mantidas até o fim do curso do estudante.

Além disso, o reitor da UERJ, Ricardo Vieira Alves, anunciou um reajuste de 30% no valor das bolsas, que vão passar de R$ 190 para R$ 250. Este aumente deve-se ao fato de que em 2007 a oferta de cotas foi bem maior que a procura. Das 1.048 vagas disponíveis, apenas 673 interessados se inscreveram e só 439 foram aprovados.

A Universidade, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Ministério da Educação, realizará um estudo sobre o impacto das cotas na instituição. Não obstante, avaliará o sistema de reserva de vagas, a condição dos estudantes, suas preocupações e o mercado de trabalho para estes jovens.

A UERJ reserva 45% de suas vagas, sendo 20% para estudantes oriundos da rede pública de ensino, 20% para negros autodeclarados e 5% para deficientes, índios e filhos de policiais, bombeiros ou inspetores de segurança mortes ou inválidos em razão do serviço.

Por Marla Rodrigues