Após prorrogação, ITA encerra inscrições do Vestibular 2019

Seleção chega com adoção de cotas e mudança no formato das provas.
Em 18/09/2018 00h01 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: ITA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Após prorrogação, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos/SP, encerra as inscrições do Vestibular 2019 nesta terça-feira, 18 de setembro. A taxa de cadastro é de R$ 140.

Faça sua inscrição no ITA

Veja 10 dicas para passar no Vestibular do ITA

Inicialmente, o prazo acabaria no último sábado (15), mas o instituto informou o adiamento do fim das inscrições para compensar problemas técnicos. 

Vagas

O ITA adotou o uso de cotas raciais para o Vestibular. Das 110 vagas oferecidas, 22 serão para candidatos negros. 

Das 110 vagas oferecidas, 85 são destinadas aos candidatos que não desejam seguir a carreira militar e as demais são para quem quer seguir na Aeronáutica.

Provas

A outra novidade do ITA é a divisão do Exame de Escolaridade em duas etapas:

  • 1ª fase (23 de novembro) - 60 questões objetivas de Física, Português, Inglês, Matemática e Química, com 12 questões cada disciplina;
  • 2ª fase (10 e 11 de dezembro) - 30 questões discursivas (Matemática, Química e Física) e uma redação. 

O Vestibular do ITA cobra a leitura da seguintes obras para as provas:

- Senhora, de José de Alencar
- Quincas Borba, de Machado de Assis
- São Bernardo, de Graciliano Ramos

O Processo Seletivo do ITA é considerado por professores como um dos dois Vestibulares mais difíceis do Brasil. Ele será aplicado nas cidades de Belém, Natal, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Campinas, Ribeirão Preto, Campo Grande, Cuiabá, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Curitiba, São José do Rio Preto, Fortaleza, Salvador, Goiânia, São Luís, Juiz de Fora, São Paulo, Londrina, Teresina, Manaus e Vitória. 

Resultado

O resultado do Exame de Escolaridade será divulgado em 21 de dezembro. Os convocados participarão da Inspeção de Saúde (IS) entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2019, na sede do instituto em São José dos Campos.

O ITA liberará o resultado final do Vestibular em 25 de janeiro de 2019. Esta lista terá o nome dos candidatos que estão aptos para as matrículas.

Mais informações no site do Vestibular.