O edital do vestibular 2025 da UFRGS foi publicado hoje, dia 21 de agosto. Estão disponíveis 4.023 vagas distribuídas entre mais de 90 graduações.
Edital do vestibular 2025 da UFRGS
As inscrições desse processo seletivo iniciam no dia 26 de agosto e encerram 23 de setembro. Já as provas, aplicadas em dois dias, acontecem em 30 de novembro e 1º de dezembro.
Segundo a Comissão Permanente de Seleção (Coperse), são aplicadas 15 questões para cada assunto cobrado nas provas do vestibular 2025 da UFRGS. As matérias exigidas no exame serão:
Além da prova objetiva, será necessário realizar uma redação. No ano passado, o tema proposto foi - "Que História pode e deve ser ensinada?".
Veja também: Provas dos vestibulares anteriores da UFRGS
São mais de 4 mil vagas disponíveis no vestibular 2025 da UFRGS. Sendo que cada curso deve reservar pelo menos 50% das oportunidades de ingresso para políticas afirmativas.
Têm direito de concorrer às vagas de política afirmativa, os alunos oriundos de escolas públicas. Ainda há as categorias que reservam vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e alunos quilombolas.
Dentre os cursos com oportunidades abertas, estão:
Veja, abaixo, a lista de obras literárias obrigatórias para o vestibular 2025:
"Niketche: uma história de poligamia" - Paulina Chiziane
"O avesso da pele" - Jeferson Tenório
"Mas em que mundo tu vive" - José Falero
"Seleta de Canções" - Lupicínio Rodrigues
“Cadeira vazia” (com Alcides Gonçalves)
“Castigo” (com Alcides Gonçalves)
“Cevando o amargo” (com Piratini)
“Dona Divergência” (com Felisberto Martins)
“Ela disse-me assim (Vai embora)"
“Esses moços (Pobres moços)”
“Foi assim”
"Loucura”
“Maria Rosa” (com Alcides Gonçalves)
“Migalhas” (com Felisberto Martins)
“Namorados”
“Nervos de Aço”
“Nunca”
“Se acaso você chegasse” (com Felisberto Martins)
“Vingança”
“(Xote da) Felicidade”
"A terra dos mil povos" - Kaká Werá
"Água funda" - Ruth Guimarães
"Cem anos de solidão" - Gabriel García Márquez
"Um útero é do tamanho de um punho" - Angélica Freitas
"Lisístrata" - Aristófanes
"Várias histórias" - Machado de Assis
"A falência" - Júlia Lopes de Almeida
"Coral e outros poemas" - Sophia de Mello Breyner Andresen
Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/edital-do-vestibular-2025-da-ufrgs-e-divulgado/356545.html