Administração é sobre liderança, por isso, é um dos campos profissionais com a área de atuação mais ampla. Aqueles que escolhem trilhar este caminho precisam desenvolver muitas habilidades, é necessário entender dos números e das pessoas.
A fim de ver a vida profissional na administração mais de perto, entrevistamos Luiz Eduardo Gaio, professor e coordenador do curso de Administração na Unicamp.
Confira tudo que descobrimos!
Luiz nos explica que o curso de administração tem muita capilaridade, ou seja, tem acesso a várias áreas no mercado. Essa foi, justamente, a razão pela qual o professor escolheu o curso de administração.
Outro motivo para ele se sentir atraído foi a variedade presente nas matérias do curso, há disciplinas na área das humanas e na de exatas. Luiz disse:
"É um curso híbrido, que tem ali os dois pesos para quem gosta. É um curso que achei interessante."
Atualmente, Luiz atua como professor e coordenador do curso de Administração na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele diz:
"Eu tenho três áreas de trabalho, não estou no meio corporativo como a maioria dos administradores. Por ser uma Universidade Pública, a Unicamp, eu trabalho com a parte de pesquisas científicas e tecnológicas na área da administração, participo de congressos internacionais, oriento alunos na pós-graduação...
Como estou na universidade, tem a parte do ensino. Tem o ensino corporativo, os MBA's, cursos de especialização e tem os cursos de graduação mesmo, que é a formação do aluno. Também tem a parte da extensão. E como sou coordenador, tem a administração dentro da universidade, gerencio equipe e tudo mais"
O professor explica as áreas de atuação para quem se forma em administração:
Dentro desses setores, há mais de uma área de atuação. Luiz explica que no marketing, o administrador ajuda a entender o consumidor, promover a comunicação, entre outras funções. Administradores também atuam na gestão de pessoas, na parte de finanças e na área de operações, o controle propriamente dito das empresas, sistemas de produção, logística, lucratividade...
Luiz diz que o administrador tem que ter 4 grandes características, são elas:
O coordenador também explica que é preciso exercer estas capacidades mantendo a satisfação e a autoestima da equipe.
Para quem já está decidido que quer fazer administração, Luiz recomenda escolha uma boa instituição para fazer sua graduação, uma que tenha referência e alta empregabilidade. Luiz disse:
"Vai possibilitar ele a dar um salto. Ele vai entrar na graduação, já vai conseguir fazer um bom estágio e, posteriormente, ingressar no mercado de trabalho. A boa escola possibilita ele entrar em boas empresas"
O professor também recomenda buscar mais do que apenas as aulas na universidade. Ele dá como exemplo os estágios, os intercâmbios e iniciativas de pesquisa.
Por fim, Luiz diz que é necessário pensar no futuro, que há duas grandes áreas que os administradores do futuro precisarão conhecer, a Sustentabilidade e a Inteligência Artificial.
"Esse profissional do futuro, tem que ter um pensamento com a sociedade, que é o caso da Sustentabilidade e tem que ter essa visão, também, das mudanças tecnológicas"
Por Tiago Vechi
Jornalista
Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/vida-profissional/administrador-1.htm