Hoje, 25 de julho, é o Dia Nacional do Escritor. A data foi criada para homenagear escritores brasileiros. Alguns deles, como Machado de Assis, aparecem com frequência em provas de vestibulares e do Enem.
O Dia Nacional do Escritor foi criado em 1960 pelo ex-ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido. A escolha dessa data deve-se à realização do I Festival do Escritor Brasileiro, patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE), que ocorreu em 25 de julho de 1960.
Neste dia, costumam ser realizados eventos para homenagear e valorizar autores da Literatura Brasileira e incentivar a leitura de suas obras.
Há autores brasileiros que aparecem nas provas de vestibulares e do Enem com mais frequência. Machado de Assis, considerado por muitos o escritor mais importante da Língua Portuguesa, é um desses escritores.
Os principais autores brasileiros normalmente são encontrados em provas de Literatura, mas também podem figurar em provas de Língua Portuguesa, de Redação, de Ciências Humanas e outras.
Confira abaixo dez autores que mais caem em provas de vestibulares e Enem:
Machado de Assis nasceu em 1839 e faleceu em 1908, no Rio de Janeiro. O romancista, contista, dramaturgo, poeta e cronista foi o principal representante do realismo brasileiro. Entre as temáticas de suas obras, destacam-se críticas à elite burguesa do século XIX e adultério.
Leia mais detalhes sobre Machado de Assis
Principais livros de Machado de Assis
Memórias póstumas de Brás Cubas (1881) — romance
Histórias sem data (1884) — contos
Quincas Borba (1891) — romance
Dom Casmurro (1899) — romance
Esaú e Jacó (1904) — romance
José de Alencar é um dos principais representantes do romantismo, movimento artístico-literário que vigorou no Brasil no século XIX. O autor consolidou a produção do gênero romance, escrevendo-o nos estilos indianista, urbano e regional.
Conheça a vida e a obra de José de Alencar
Principais livros de José de Alencar
O guarani (1857)
Lucíola (1862)
Diva (1864)
Iracema (1865)
Senhora (1875)
Mário de Andrade, o grande mentor intelectual da Geração de 20, foi também poeta, prosador, pianista, funcionário público e, acima de tudo, um homem compromissado com o desenvolvimento cultural do Brasil.
A obra do autor, dividida em livros de poesia, prosa de ficção, folclore, ensaios e história da música, é, até hoje, um marco na literatura nacional, pois introduz uma nova linguagem literária, que se apropria da língua do povo, diferentemente do academicismo parnasiano em voga até então.
Principais livros de Mário de Andrade
Pauliceia desvairada (poesia) 1922
Macunaíma, o herói sem nenhum caráter (rapsódia) 1928
O Aleijadinho e Álvares de Azevedo (ensaios) 1935
Música do Brasil (história e folclore) 1941
Poesia completa (poesia) 1966
Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, mas chegou ao Brasil quando tinha dois anos de idade. A autora, que faleceu em 9 de dezembro de 1977, no Rio de Janeiro, faz parte da terceira geração modernista (ou pós-modernismo).
As obras de Lispector apresentam fluxo de consciência, fragmentação e metalinguagem, características que podem ser observadas em A hora da estrela, um de seus livros mais conhecidos.
Principais livros de Clarice Lispector
A hora da estrela (1977)
Um sopro de vida (1978)
Laços de família (1960)
Felicidade clandestina (1971)
Onde estivestes de noite (1974)
Guimarães Rosa, considerado o maior escritor brasileiro do século XX, produziu contos, novelas e romances conhecidos pelo exímio trabalho com a linguagem. “Reinventando” a língua portuguesa, Rosa construiu novos vocábulos que a libertam de sua função meramente utilitária, recuperando a linguagem poética.
Representante da 3ª fase do modernismo brasileiro, Rosa cria uma literatura que aproveita e absorve o trabalho da Geração de 30, oferecendo outra resposta aos (mesmos) problemas brasileiros.
Principais livros de Guimarães Rosa
Grande Sertão: Veredas 1956
Sagarana 1946
Campo Geral 1964
Primeiras Estórias 1962
A Terceira Margem do Rio 1962
Lygia Fagundes Telles nasceu 1923 e faleceu em 2022 em São Paulo. A escritora, membro da Academia Brasileira de Letras e ganhadora de prêmios como o Jabuti e Camões, fez parte da terceira geração modernista (ou pós-modernismo).
A narrativas da autora caracterizam-se por uma prosa intimista, centrada na dimensão psicológica dos personagens e, algumas vezes, marcadas pelo realismo mágico ou fantástico, sem perder de vista a visão política e social de seu tempo.
Principais livros de Lygia Fagundes Telles
Histórias do desencontro (1958) — contos
Verão no aquário (1963) — romance
As meninas (1973) — romance
Seminário dos ratos (1977) — contos
Aluísio Azevedo foi o principal autor da vertente naturalista no Brasil e o primeiro escritor a viver de literatura no país. Sua produção literária concentra-se entre os anos de 1882 e 1895, aproximadamente, com destaque para o célebre romance O cortiço.
O livro O cortiço é leitura obrigatória para ingresso em diversas universidades brasileiras, bem como para a compreensão das estruturas sociais cariocas, no final do século XIX, pautadas na exploração econômica e na perpetuação das desigualdades.
Principais livros de Aluísio Azevedo
O mulato (1881)
Casa de pensão (1884)
O homem (1887)
O coruja (1890)
O cortiço (1890)
Lima Barreto nasceu em 1881 e faleceu em 1922. Descendente de escravos, sentiu na pele a exclusão social devido à sua origem, inclusive nos meios acadêmicos. Além do alcoolismo, enfrentou diversos problemas de saúde em sua vida e foi internado em hospício por mais de uma vez.
Principais livros de Lima Barreto
Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909): romance.
Triste fim de Policarpo Quaresma (1915): romance.
Os bruzundangas (1922): crônicas.
Bagatelas (1923): crônicas.
Clara dos Anjos (1948): romance
Álvares de Azevedo (Manuel Antônio Álvares de Azevedo) nasceu em 1831, na cidade de São Paulo, e morreu em 1852, no Rio de Janeiro. Pertencente à segunda geração do romantismo brasileiro, produziu textos caracterizados pelo tom melancólico, sofrimento amoroso, pessimismo, fuga da realidade e morbidez.
Principais livros de Álvares de Azevedo
Lira dos vinte anos
O poema do frade
Macário
Noite na taverna
Carlos Drummond de Andrade nasceu em 1902 e faleceu em 1987. Autor pertencente à segunda fase do modernismo brasileiro, apresenta uma poesia com liberdade formal e temática sociopolítica. No entanto, seus textos são marcados, principalmente, por temas do cotidiano, que, mesmo culturalmente localizados, assumem um caráter universal.
Principais livros de Carlos Drummond de Andrade
Poesias (1942)
A rosa do povo (1945)
Novos poemas (1948)
Claro enigma (1951)
Viola de bolso (1952)
Leia também: Dia Mundial do Livro: veja obras cobradas em vestibulares e Enem
Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/dia-nacional-do-escritor-confira-autores-que-caem-em-vestibulares-e-enem/354798.html