3 universidades com bolsas de estudo de graduação abertas para brasileiros

Instituições nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido oferecem boas oportunidades para estrangeiros.

Selecionamos três opções de processos seletivos abertos para bolsas de estudo no exterior, com todos os dados necessários para você dar o primeiro passo em direção ao seu curso em uma universidade internacional. Leia com atenção todas as informações, requisitos e prazos. E boa sorte!

1. Virginia International University (VIU), nos Estados Unidos

Localizada na cidade de Fairfax, na Virginia, bem próxima à capital norte-americana, a Virginia International University oferecerá 126 bolsas de estudo para candidatos de sete regiões diferentes, inclusive a América do Sul – e o Brasil é um dos países qualificados! As bolsas são válidas para cursos de inglês ESL (English as a Second Language) e graduações.

Valor: De US$ 500 até o valor total da taxa de ensino para o ano letivo de 2017-2018 (esta bolsa pode ser renovada).

Requisitos: Ser nativo de uma das regiões contempladas pela bolsa de estudo; estar se inscrevendo pela primeira vez na VIU; e já ter sido admitido em uma graduação da instituição.

Inscrição: Faça o seu login no portal do estudante ou no portal de inscrição da VIU; preencha completamente o formulário de inscrição, juntamente com o seu histórico do ensino médio, carta de recomendação, declaração pessoal (de no máximo 500 palavras) e prova de proficiência no inglês.

Prazos: 12 de maio e 6 de outubro (todos os anos).

2. University of Winnipeg, no Canadá

A University of Winnipeg concede três bolsas de estudo a candidatos internacionais todos os anos, em três períodos de admissão, para cada um dos níveis de estudo oferecidos por ela em todas as áreas de estudo disponíveis – Programa de Língua Inglesa (ELP), Educação Continuada Aplicada e Profissional (PACE), Graduação, Acadêmico e Pós-Graduação.

Valor: as bolsas para graduação valem C$ 5.000; as demais, C$ 3.500

Requisitos: Já ter sido admitido no primeiro ano de qualquer curso da Winnipeg com média mínima de 80%; ser um estudante internacional; demonstrar qualidades de liderança excepcionais; e se inscrever dentro do prazo.

Inscrição: Preencha o formulário de inscrição e envie-o para o email awards@uwinnipeg.ca, juntamente com sua declaração pessoal (entre 250 e 500 palavras), currículo e histórico escolar oficial.

Prazos: 2 de junho e 2 de outubro de 2017 (o primeiro prazo venceu no dia 3 de abril).

3. Anglia Ruskin University (ARU), no Reino Unido

A Anglia Ruskin University, com campi em Cambridge e Chelmsford, vai conceder até 30 bolsas de estudo para o ano letivo de 2017-2018 a candidatos internacionais interessados em suas graduações integrais.  

Valor: Cada bolsa vale £ 3.000 descontados no valor total do primeiro ano de estudos na universidade.

Requisitos: Para concorrer, você precisa ter concluído o ensino médio (equivalente a três A levels britânicos) e comprovar uma atividade extracurricular ou experiência de trabalho relevante por meio de uma redação. Além disso, é necessário preencher completamente a inscrição com todos os documentos exigidos para admissão em uma graduação na ARU.

Inscrição: Faça o download do formulário de inscrição aqui, preencha-o totalmente e envie-o para o email international@anglia.ac.uk.

Prazo: 14 de julho (todos os anos).


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/estudar-no-exterior/3-universidades-com-bolsas-estudo-graduacao-abertas-para-brasileiros.htm