O resultado do Sisu 2025 foi liberado hoje, dia 27 de janeiro. Com a publicação, milhares de candidatos sentem a alegria da aprovação, mas também há quem lide com a dor da reprovação.
Neste momento, a ansiedade, a tristeza, a sensação de fracasso são aflições comuns de se sentir. Muitos pais, mães e responsáveis desejam ajudar os jovens neste momento, mas, às vezes, não sabem como. Por isso, conversamos com o psicólogo, Danilo Suassuna, e colhemos conselhos para quem quer ajudar candidatos reprovados no Sisu 2025.

Como pais e mães podem ajudar filhos(as) reprovados(as) no Sisu 2025?
Danilo começa falando do atraso do MEC em divulgar os resultados, o que aumenta a ansiedade em um ambiente já sobrecarregado desse sentimento. Dentro deste contexto, o psicólogo faz um aviso:
"Adultos devem agir como adultos. O problema é que a gente entra na pilha das crianças e adolescentes. Então, eles não estão calmos, nem seguros e acabamos entrando nesse momento que estão vivendo. O papel agora é transmitir essa calma e essa segurança para eles."
Danilo reconhece que a reprovação também afeta os pais, mas é preciso lembrar que passou o ano estudando foram os candidatos, logo, é necessário reconhecer o lugar deles nessa dinâmica. Não se pode acreditar que a única cobrança que existe é a externa, os estudantes também lidam com a cobrança interna que, muitas vezes, é a mais intensa.
Danilo declarou:
"A gente vai ficar nervoso? Sim. Ficar decepcionado? Às vezes. Mas lembrar que a gente pode, com um gesto simples, como segurar a mão, ouvir com paciência, reafirmar que um ano pode parecer muito, mas lá na frente, um ano nem faz tanta diferença. Vamos ficar decepcionados, pois, houve um empenho financeiro, físico, psicológico, mas nada vai adiantar falar um monte na cabeça do adolescente agora, a descarregar toda essa tensão em cima deles."
Danilo diz que é essencial entender que quem reprovou está sofrendo e é preciso oferecer um momento de descanso, de organização para a cabeça deles. Afinal, é preciso se reorganizar para começar mais um ano de estudo e, também, lembrar que ainda há as convocações a serem realizadas pela lista de espera.
Conselhos para quem reprovou no Sisu 2025
O psicólogo disse que é preciso reconhecer onde os erros foram cometidos e que não é preciso ouvir pessoas fora da situação para reconhecer os próprios erros. Ele declarou:
"Ninguém mais do que você, se conhece. Olha no espelho, identifique onde você errou, tenha humildade e vamos seguir em frente. O principal, agora, é ter essa humildade de reconhecer onde errou"
A partir do reconhecimento das falhas, traça-se um plano para o próximo ano visando alcançar a aprovação.
Por Tiago Vechi
Jornalista