Em clima de Oscar 2025, cuja cerimônia ocorrerá no próximo domingo, 2 de março, professor de redação destaca que filmes podem ser usados como repertório sociocultural na redação do Enem 2025.
A redação do Enem deve ser produzida no formato dissertativo argumentativo, mas, diferente de textos exigidos em vestibulares, o modelo do Enem conta com uma especificidade: os estudantes recebem uma questão-problema e devem apresentar uma proposta de intervenção, que é uma solução viável para a situação mostrada.
Entre os temas de redações do Enem já apareceram, por exemplo, Desafios para a valorização da herança africana no Brasil, Os desafios para a valorização das comunidades e povos tradicionais do Brasil e Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil.
Veja todos os temas que já caíram na redação do Enem
O que é repertório cultural da redação do Enem?
Repertório sociocultural é uma informação, um fato, uma citação ou uma experiência vivida que, de alguma forma, contribua como argumento para a discussão proposta.
A definição consta na Cartilha de Redação do Enem 2024, divulgada pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem.
Guga Valente, professor de redação, explica que o repertório sociocultural deve ser usado para contextualizar o tema da redação do Enem no começo do texto ou para fundamentar o ponto de vista durante o desenvolvimento.
O profissional lembra que é comum que, no começo da redação do Enem, o estudante use repertório sociocultural como obras de arte, filmes, séries, músicas, fatos historicos, etc. Já durante o texto, conforme ele ressalta, é melhor usar um repertório legitimado pela ciência, historia, sociologia ou filosofia.
Saiba mais sobre repertório sociocultural da redação do Enem
Videoaula sobre como ampliar repertório sociocultural na redação do Enem
Filmes como repertório cultural na redação do Enem
Na opinião de Valente, os filmes podem ser usados na redação do Enem na introdução ou no desenvolvimento, mas o estudante deve ficar atento às diferenças de cada caso. Veja abaixo as explicações do professor de redação:
=>Filmes na introdução: pode-se começar citando o filme, desde que ele tenha aproximação com o tema, e depois chegar até o tema.
=>Filmes no desenvolvimento: usar filme somente se este gerou muita discussão na sociedade, se originou uma tese de doutorado ou se foi analisado sociologica ou filosoficamente. Nesse caso, ha extrapolação do filme enquanto objeto cultural apenas. A produção se torna uma análise mais a fundo ultrapassando o cinema.
Como usar filmes na redação do Enem?
O professor de redação aconselha usar filmes falando de uma cena especifica, de uma fala de um personagem ou citar o enredo do filme, que é o mais comum, e depois contextualizar com o tema da produção textual.
"A dica para quem quiser usar filmes como repertório cultural na redação do Enem é dar preferência a produções mais conhecidas, premiadas, que têm debate sociológico. Citar filmes que possam de fato sustentar um posicionamento, no desenvolvimento ou que possam se aproximar do tema"
Sugestões de filmes para usar na redação do Enem

Crédito: Divulgação.
Valente acredita que o filme citado não precisa ser o tema da redação do Enem. "Pode-se usar filmes em geral ou pontos relacionados. Inclusive, o que vale para o cinema vale para outras obras artísticas, como livros", exemplifica.
Para o professor, um exemplo de situação na qual o estudante poderia usar filmes seria uma redação com o tema Inteligência Artificial. Nesse caso, produções como Matrix, Her e o filme Inteligência Artificial, de Steven Spielberg, poderiam ser citados.
Outra ideia de situação para usar filmes na redação do Enem seria em uma crítica à ditura. Poderiam aparecer filmes como Maguela, Ainda estou aqui, O que é isso companheiro, por exemplo, que mostram como era a situação em que estava o Brasil naquele momento.
Saiba mais:
"Eu mesmo, quando fiz a redação do Enem 2018, cujo tema foi democratização de acesso ao cinema, citei o filme brasileiro Cine Holliúdy. Usei uma metalinguagem: filme que que fala sobre filme em uma redação sobre cinema", lembra.
Em síntese, o professor de redação Guga Valente acredita que a ideia é pegar um flme que esteja associado e relacionado ao tema da redação.
Leia também:
Oscar 2025: veja filmes indicados que podem cair no Enem e vestibulares