Inscrições abertas para o Vestibular 2019 da UFPA via Enem

Para participar é necessário estar inscrito para o Enem 2018.
Em 06/11/2018 09h48 , atualizado em 19/11/2018 09h30 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: ufpa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Seguem abertas até dia 27 de novembro, o prazo para inscrições no Processo Seletivo (PS) 2019 da Universidade Federal do Pará (UFPA). Podem se inscrever os estudantes regularmente inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Inscreva-se aqui

Os interessados devem se inscrever pela internet e pagar uma taxa que custa R$ 100. Será concedida isenção de taxa aos estudantes oriundos da rede pública de educação ou bolsista da rede privada. Neste caso, o pedido deve ser feito no ato da inscrição e os documentos comprobatórios devem ser enviados em anexo à solicitação.

Confira também: sete dicas para escolher uma carreira 

O resultado, com a lista de isentos, deve sair no dia 26 de novembro e o candidato que tiver o benefício negado deve pagar a taxa de inscrição para confirmar a participação no processo seletivo. Veja os detalhes da isenção no Edital do Vestibular.

Para ingresso em 2019, a UFPA não oferecerá vagas pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) do Ministério de Educação. Portanto, as 7.215 vagas oferecidas nos cursos de graduação da universidade somente serão preenchidas por meio do PS 2019 via Enem.

Habilidades específicas

Aqueles que se inscreverem para os cursos de Dança ou Música deverão participar de um Exame de Habilidades Específicas. A primeira etapa consiste em um formulário eletrônico, que deve ser preenchido entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As provas serão aplicadas no dia 16 de dezembro, em locais que serão informados posteriormente. Saiba mais sobre a prova de habilidades

Ações afirmativas

Os candidatos que tenham cursado todo o ensino médio nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins terão um bônus de 10% na nota. 

Além disso, conforme o previsto na Lei de Cotas, metade das oportunidades oferecidas em cada curso estarão reservadas aos estudantes da rede pública, com parte delas destinadas a pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Vagas e resultado

As oportunidades oferecidas no PS 2019 são para cursos de graduação ministrados nos campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cameta, Castanhal, Salinas, Soure e Tucuruí.

Ainda não há data para a divulgação do resultado final, pois a organização do PS 2019 da UFPA depende da divulgação do resultado do Enem 2018. Serão excluídos do vestibular os estudantes que faltarem a pelo menos um dos dois dias de provas do Enem ou obtiver nota inferior a 500 na Redação do Enem ou 400 nas demais áreas avaliadas.

Veja mais informações no Edital do Vestibular ou no site da UFPA.


Relacionados

Católica do Tocantins (CatólicaTO) recebe inscrições de Vestibulares 2019
Estão abertas as inscrições gratuitas do Vestibular 2019 da Faculdade Católica do Tocantins (CatólicaTO). A instituição tem seleções pelo Processo Seletivo Itinerante (data da prova muda conforme a cidade); notas do Enem; análise do histórico escolar e prova agendada.
Notícias
Decisão da Justiça Federal adia resultado do Vestibular 2019 via Enem da UFPA
A Justiça Federal proibiu a divulgação do resultado final do Vestibular 2019 da UFPA. O motivo é que o candidato teria que escolher seu semestre de ingresso ainda no momento da inscrição, o que o Judiciário entendeu como fator de "sorte" ou "azar" no preenchimento das vagas.
Notícias
Professores fazem análise do primeiro dia de provas do Enem 2018
O primeiro dia do Enem 2018 trouxe questões baseadas nos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que completa 70 anos em dezembro, além de uma redação focada nas formas de manipulação de usuários da internet por meio dos dados coletados por empresas. 
Notícias
UFPA 2019: confira o resultado do vestibular com o listão de aprovados
A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o listão do Vestibular 2019 via Enem na manhã desta terça-feira, 29 de janeiro. O cronograma de matrículas dos aprovados será publicado em breve. 
Notícias
Unicap abre inscrições par ao Vestibular 2019/1 com mais de 3,4 mil vagas
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) está com inscrições abertas para o seu Vestibular 2019/1, que oferece 3.450 vagas em 34 cursos de graduação. Os registros devem ser feitos pela internet até dia 2 de dezembro, com taxa no valor de R$ 150.
Notícias