Inscrições do Enem 2019 terminam amanhã (17)

Interessados têm até às 23h59 desta sexta-feira para que possam se inscrever.

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terminam amanhã, 17 de maio. Os interessados podem se inscrever até às 23h59 e a taxa é de R$ 85, valor que deve ser pago até o próximo dia 23. Neste penúltimo dia de inscrições, o Inep informou que já foram registrados 5 milhões de inscritos. 

Faça sua inscrição no Enem 2019

A taxa do Enem pode ser paga em agências bancárias, agências dos Correios que tenham serviço do Banco Postal, internet banking, casas lotéricas, caixas eletrônicos e aplicativos bancários. Para os pagantes, a confirmação da inscrição só é feita após o banco enviar a confirmação do pagamento ao sistema do Inep, processo que pode levar alguns dias úteis (não se conta feriado e fim de semana). Os isentos têm a inscrição confirmada automaticamente ao fim do cadastro no Enem 2019. Em ambos os casos, a confirmação pode ser acessada pela Página do Participante.

Inscrições

De acordo com a nota divulgada na noite de ontem (15), cerca de 60% das inscrições do Enem 2019 foram recebidas, até o momento, por celulares e tablets. No ano passado, os inscritos pelos dispositivos móveis representaram 30% dos participantes. 

É importante ler o edital do Enem 2019 para conferir as regras do exame. Pensando em ajudar os participantes no momento da inscrição, o Brasil Escola traz um vídeo do passo a passo de como se inscrever no Enem. Confira!

Participantes surdos também podem consultar o edital do Enem 2019 na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e acessar o vídeo que o Inep fez com as orientações para a inscrição. O atendimento especial (específico ou especializado) deve ser solicitado quando o estudante for se inscrever no exame. 

 

Motivos para fazer o Enem 2019

A pontuação do Enem 2019 é requisito para o ingresso em instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020. Os estudantes são avaliados exclusivamente pelas notas do exame.

Quem deseja uma bolsas de estudos para estudar em faculdades e universidades particulares poderá usar a nota do Enem 2019 no Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020. Financiar o curso com a pontuação do exame também é possível, participando do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020. 

Como estudar para o Enem

O Brasil Escola tem várias opções para quem deseja estudar de graça para o Enem 2019! Videoaulas, aulão gratuito online, simulado e envio de textos para o Banco de Redações são possibilidades de se preparar para as provas.

Além disso, você confere no vídeo abaixo dicas de como estudar para o Enem 2019!

Como será o Enem 2019?

Os inscritos terão acesso aos locais de prova do Enem 2019 em outubro, enquanto o exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As provas serão distribuídas da seguinte maneira:

O Inep divulgará o gabarito oficial para fins pedagógicos em 13 de novembro. Já o resultado do Enem 2019 está previsto para janeiro de 2020.

Mais informações no Edital, pelo site do Enem e no Especial Enem 2019 do Brasil Escola


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/inscricoes-enem-2019-terminam-amanha-17/345336.html