Enem 2019: pedidos de isenção da taxa de inscrição estão abertos

Candidatos têm até o dia 10 de abril para fazer a solicitação. A taxa do Enem 2019 é de R$ 85.

O período para a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi aberto na manhã desta segunda-feira, 1º de abril. O prazo vai até o próximo dia 10.

Peça aqui a isenção da taxa do Enem

Justifique a ausência no Enem 2018

A isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 será concedida para três grupos de participantes:

--> Estudante que está cursando o 3º ano do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

--> Candidato que cursou todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possui renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, por pessoa;

--> Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

No Enem 2018, estudantes que tivesse concluído o ensino médio por meio do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tinham direito a isenção, mas esta informação não consta no Edital do Enem 2019.

Pedidos de isenção devem ser feitos pela Página do Participante

Veja passo a passo como conseguir a isenção da taxa de inscrição do Enem

Justificativa de ausência

O estudante que foi isento da taxa no Enem 2018, mas faltou aos dois dias de prova e deseja obter a isenção novamente precisa fazer a justificativa de ausência, também pelo sistema do Enem.

Saiba como justificar a ausência no Enem

O período para a justificativa é o mesmo, entre 1 e 10 de abril. Os documentos aceitos para justificativa de ausência variam de acordo com a causa: acidentes, mortes na família, internação, trabalho, entre outros. Confira os documentos.

Resultado

O resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição e da justificativa de ausência será publicado no dia 17 de abril. Os candidatos poderão apresentar recursos entre os dias 22 e 26 seguintes e o resultado final será publicado no dia 2 de maio. Quem não tiver o pedido deferido deverá pagar a taxa de R$ 85 até o dia 23 de maio.

Enem 2019

De acordo com o cronograma, as provas do Enem 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições serão recebidas entre os dias 6 e 17 de maio.

Primeiro dia: Redação; Linguagens e Códigos; Ciências Humanas
Segundo dia: Ciências da Natureza; Matemática

As regras e demais orientações para o Enem 2019 podem ser consultadas no Edital.

Confira um passo a passo para fazer sua inscrição no Enem

O Enem 2019 passou por algumas mudanças e terá novidades. As alterações serão voltadas especificamente para a redução de custos por meio de duas formas: diminuição das folhas para cálculos (rascunhos) e substituição da tecnologia de coleta de impressão digital por uma mais barata.

O MEC também pensa em criar um canal no aplicativo do Enem 2019 para orientação vocacional. A ideia é apresentar a carreira para os estudantes e diminuir o índice de universitários que trocam de curso ou abandonam a faculdade por não se identificarem com a carreira.

Por que fazer o Enem 2019?

As notas do Enem 2019 poderão ser usadas para ingresso no ensino superior. Você pode estudar em uma instituição pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com bolsa parcial ou integral em faculdade particular com o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiar sua faculdade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Além disso, é possível estudar em Portugal com as notas do Enem.

Saiba mais sobre por que fazer o Enem

Conteúdo do Enem 2019

O conteúdo do Enem 2019 será o mesmo das edições anteriores. A prova segue a Matriz de Referência.

No Brasil Escola, você encontra várias ferramentas de estudo para o Enem 2019. Veja algumas:

Simulado Enem: o melhor simulado para o Enem, com questões reais, opção para personalizar sua prova, cronômetro e correção comentada das questões.

Videoaulas no YouTube: professores de cursinhos para o Enem gravam vídeos com aulas e dicas e resolvem exercícios.

Exercícios: site do Brasil Escola só com listas de exercícios sobre todas as disciplinas.

Provas anteriores do Enem: temos todas as provas do Enem aplicadas desde 2009, com seus respectivos gabaritos e correções.

Dicas para o Enem: vários textos com dicas para as provas do Enem.

Pratique sua redação: no Banco de Redações você pode enviar sua redação e conferir a correção gratuitamente.

Temas mais cobrados no Enem: lista com os temas mais cobrados no Enem, para você dar um reforço nos estudos.

Para mais informações acesse a página do Brasil Escola - Enem 2019, o Site do Enem ou consulte o edital.


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2019-pedidos-isencao-taxa-inscricao-podem-ser-feitos-partir/345107.html