Enem 2019

As provas do Enem 2019 foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro. Os gabaritos já podem ser acessados.

Mais de 3,9 milhões de pessoas fizeram as provas do Enem 2019 nos dias 3 e 10 de novembro. O gabarito oficial do Enem 2019 já foi divulgado e pode ser acessado aqui no Brasil Escola.

Baixe as provas e gabaritos do Enem 2019

Como o gabarito do Enem só mostra a alternativa correta, acesse também a correção comentada do Enem 2019. As questões foram corrigidas pelos professores do Colégio Oficina do Estudante.

O resultado do Enem 2019 é esperado para janeiro de 2020.

Provas do Enem 2019

As provas do Enem 2019 foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos. A distribuição das provas foi a seguinte:

Dia 3/11: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões de Ciências Humanas

Dia 10/11: 45 questões de Matemática; 45 questões de Ciências da Natureza

Veja como foi o 1º dia do Enem 2019

Veja como foi o 2º dia do Enem 2019

O tema da redação do Enem 2019 foi: "Democratização do acesso ao cinema no Brasil". As redações serão corrigidas por mais de 5 mil avaliadores.

Entenda como a redação do Enem é corrigida

Nos dias 10 e 11 de dezembro, haverá uma reaplicação das provas do Enem 2019 para estudantes prejudicados por problemas logísticos. Nas mesmas datas serão aplicadas as provas para presos e jovens sob medida sócioeducativa (Enem PPL).

Gabarito do Enem 2019

Os gabaritos oficiais do Enem 2019 foram divulgados no dia 13 de novembro. Com os gabaritos em mãos, os participantes poderão saber quantas questões acertaram no Enem 2019, mas não será possível calcular a nota do Enem.

Como calcular a nota do Enem 2019

A nota do Enem é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método avalia a consistência dos acertos e não o total. Isso significa que estudantes que acertaram a mesma quantidade de questões podem ter notas diferentes.

Quer saber mais? Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem.

Resultado do Enem 2019

O resultado do Enem 2019 será divulgado em janeiro de 2020 para os estudantes que terminaram o ensino médio. Os participantes que não irão concluir o ensino médio em 2019 terão acesso às notas apenas em março de 2020. Em março também serão divulgados os espelhos da redação do Enem 2019. 

O que fazer com as notas do Enem?

As notas do Enem 2019 poderão ser usadas para ingresso no ensino superior. Você pode estudar em uma instituição pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com bolsa parcial ou integral em faculdade particular com o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiar sua faculdade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Além disso, é possível estudar em Portugal com as notas do Enem.

Saiba mais sobre por que fazer o Enem

Datas do Enem 2019

Em fevereiro, o Inep divulgou as datas do Enem 2019. As inscrições foram recebidas entre 6 e 17 de maio e as provas foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. O cartão com os locais de prova do Enem foi divulgado no dia 16 de outubro.

Novidades do Enem 2019

As novidades e mudanças do Enem 2019 foram voltadas especificamente para a redução de custos por meio de duas formas: diminuição das folhas para cálculos (rascunhos) e substituição da tecnologia de coleta de impressão digital por uma mais barata.

Inscrição Enem 2019

As inscrições para o Enem 2019 foram feitas entre os dias 6 e 17 de maio, na Página do Participante. A taxa foi de R$ 85 e pôde ser paga até o dia 23 de maio.

O Enem permite a inscrição de todos os estudantes que estão no ensino médio ou já concluíram. Quem está no 1º ou 2º ano do ensino médio participa do Enem como treineiro, ou seja, não poderão usar as notas para entrar no ensino superior.

Isenção da taxa do Enem 2019

Entre os dias 1 e 10 de abril, ficou aberto o prazo para estudantes enviaram pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019. Três grupos de participantes tiveram direito ao benefício.

Saiba quem pode pedir isenção no Enem

Os participantes que ganharam a isenção no ano passado e não compareceram ao exame precisaram justificar ausência para obter novamente o benefício no Enem 2019. 

Veja os motivos aceitos para a justificativa de ausência no Enem

O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 e das justificativas de ausência foi divulgado no dia 17 de abril.

O que estudar para o Enem?

No Brasil Escola, você encontra várias ferramentas de estudo para o Enem. Veja algumas:

Simulado Enem: o melhor simulado para o Enem, com questões reais, opção para personalizar sua prova, cronômetro e correção comentada das questões.

Videoaulas no YouTube: professores de cursinhos para o Enem gravam vídeos com aulas e dicas e resolvem exercícios.

Exercícios: site do Brasil Escola só com listas de exercícios sobre todas as disciplinas.

Provas anteriores do Enem: temos todas as provas do Enem aplicadas desde 2009, com seus respectivos gabaritos e correções.

Dicas para o Enem: vários textos com dicas para as provas do Enem.

Pratique sua redação: no Banco de Redações você pode enviar sua redação e conferir a correção gratuitamente.

Temas mais cobrados no Enem: lista com os temas mais cobrados no Enem, para você dar um reforço nos estudos.

Mais informações no Edital do Enem 2019.


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2019.htm