SiSU 2019: site contabiliza mais de 309 mil inscrições, mas estudantes relatam instabilidade

Elas foram iniciadas hoje (22), à meia-noite. Número de inscritos já passa de 166 mil.

O Ministério da Educação (MEC) acaba de divulgar o primeiro balanço de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019, que iniciou na madrugada desta terça-feira, 22 de janeiro. De acordo com o órgão, mais de 166 mil candidatos já se inscreveram.

Inscreva-se aqui!

Saiba tudo sobre o SiSU 2019

Como um candidato pode escolher até dois cursos, o número de inscrições é maior. Até as primeiras horas da manhã, foram contabilizadas 309 mil inscrições. O montante representa uma média de duas mil inscrições por minuto, segundo a equipe de monitoramento do MEC. 

Problemas no site

Por conta do grande número de acessos simultâneos, o site de inscrições do SiSU 2019 vem apresentando instabilidades. Alguns internautas se queixaram nas redes sociais de dificuldades para acessar a página e realizar inscrição.

Estudantes reclamam pelo Twitter do site do SiSU

 

Simulador do SiSU

Este ano também foi disponibilizado um simulador que permite ao candidato comparar informações e, a partir da sua nota, verificar em qual universidade pode vir a ser aprovado e em quais cursos. O MEC também vai atualizar os ranqueamentos ao longo do dia e divulgá-los pelas redes sociais.

Só podem se inscrever no SiSU 2019/1 os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e tiraram nota superior a zero na redação. O resultado do Enem 2018 foi divulgado na última sexta-feira (18).

Confira sua nota do Enem 2018

Os candidatos podem escolher até duas opções de vaga. É preciso informar, em ordem de preferência, as opções de instituição com o local de oferta, curso e turno, além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou uma das categorias de cotas disponíveis).

Vagas

Estão sendo oferecidas nesta edição do SiSU 235.476 vagas gratuitas em 129 instituições públicas de ensino superior de todo o país. As instituições federais reservam a metade de suas oportunidades para estudantes de escolas públicas, por meio das cotas, enquanto as demais determinam um percentual específico a ser adotado para ações afirmativas ou cotistas.

O resultado do SiSU 2019/1 será divulgado em 28 de janeiro. Os candidatos terão que se matricular entre os dias 30 seguinte e 4 de fevereiro, nas instituições de ensino para os quais foram aprovados.

Enem 2018: Entenda a diferença entre SiSU, ProUni e Fies

Lista de Espera

Os candidatos que participarem do SiSU e não forem chamados na convocação regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera. A manifestação será de 28 de janeiro a 4 de fevereiro, pelo próprio site do SiSU. A partir desta edição, há duas novidades da Lista de Espera:

1ª: só podem participar da lista de espera os candidatos que não foram convocados em nenhuma das duas opções de curso;

2ª: o candidato poderá escolher entre as duas opções de cursos para participar da lista de espera.

O MEC repassará os nomes dos participantes da lista de espera para as instituições de ensino e, somente elas, serão responsáveis por convocar os aprovados para as vagas que estiverem disponíveis. As chamadas da lista de espera sairão sempre nos sites das instituições de ensino. 

Mais informações no site do SiSU e pelo especial SiSU 2019 do Brasil Escola!


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/sisu-2019-ja-contabiliza-mais-309-mil-inscricoes/344605.html