Simulador do SiSU 2019 é lançado pelo MEC

Participantes do Enem 2018 podem simular chances de aprovação no SiSU do primeiro semestre.

Um simulador de notas do Enem para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi lançado nesta quinta-feira, 17 de janeiro, pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições para o SiSU 2019/1 abrem na próxima terça-feira, dia 22.

Acesse o Simulador do SiSU

Na nova ferramenta, os candidatos poderão informar suas notas do Enem 2018, cujo resultado sai nesta sexta-feira (18), e o simulador calcula automaticamente a média no exame, levando em consideração os pesos de cada curso. O simulador também informa a nota de corte de edições anteriores do SiSU.

Além das notas do Enem, os estudantes podem indicar a região ou estado onde está localizada a instituição pretendida, os cursos e se pretendem concorrer pela ampla concorrência ou sistema de cotas. Nas instituições federais, metade das vagas é reservada para quem estudou todo o ensino médio em escolas públicas.

Entenda a Lei de Cotas

O SiSU 2019 vai oferecer 235.476 vagas em 129 instituições públicas de todo o país, no primeiro semestre. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 22 e 25 de janeiro, pelo site sisu.mec.gov.br. Somente estudantes que fizeram as provas do Enem 2018 e não tiraram zero na redação poderão se inscrever.

O resultado do SiSU 2019/1 será divulgado no dia 28 de janeiro, e os aprovados poderão efetuar matrícula entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. A matrícula será presencial nas próprias faculdades.

Entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro, os candidatos não aprovados em nenhuma opção de curso poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU. A partir do dia 7 de fevereiro, as instituições participantes do SiSU usarão a lista de espera para convocarem novos candidatos.


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/simulador-sisu-2019-lancado-pelo-mec/344573.html