O que é auxílio transcrição no Enem

Estudantes com deficiências físicas ou problemas de saúde podem solicitar ajuda para fazer as provas do Enem

Auxílio transcrição no Enem é um tipo de atendimento especial para participantes impossibilitados ou com dificuldades de escrever a redação ou de preencher o cartão de resposta. Nesses casos, um auxiliar escreve para o estudante.

Quem pode pedir o auxílio transcrição?

Podem pedir auxílio transcrição no Enem estudantes que precisam de atendimento específico por terem algum problema de saúde que os impede de escrever as respostas e a redação como os demais participantes. 

Veja doenças mais comuns que comprometem os movimentos, músculos, nervos, ligamentos, em especial os das mãos:

    • Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC)
    • Disgrafia
    • Fibromialgia
    • Lesão por Esforço Repetitivo (LER)
    • Artrose
    • Artrite reumatoide
    • Dores musculares
    • Atrofias musculares
    • Paralisias 

Como pedir? 

O auxílio transcrição deve ser solicitado no momento da inscrição no Enem. Conforme o Edital do exame, o estudante deve preencher o campo de auxílio ou o recurso de acessibilidade de que necessitar, de acordo com as opções apresentadas. 

Quando estiver fazendo o cadastro, o interessado também deve apresentar o número do Código Internacional de Doenças (CID) que consta no laudo médico que comprova a deficiência ou doença que o impede de escrever. 

Quais os benefícios? Como funciona?

Quem pede auxílio fará a prova uma sala separada dos demais participantes. Nesse caso, ele terá atendimento individualizado da pessoa que o auxiliará no exame. 

O auxílio transcrição no Enem funciona assim: o participante fala a resposta correta e o ajudante a escreve. No caso da redação, o estudante dita o que deve ser redigido para o auxiliante escrever.

A recomendação é que o candidato chegue mais cedo ao local da prova. Dependendo do caso, também é possível pedir para ficar em uma sala de fácil acesso para, por exemplo, não precisar subir escadas. 

No final da prova, o estudante beneficiado tem que escrever uma avaliação sobre a pessoa que o auxiliou a escrever na prova. 

Outros casos

Estudantes que sofreram acidentes e não conseguem escrever momentaneamente às vésperas do Enem também podem solicitar ajuda. Nesse caso, eles deverão entrar em contato via central de atendimento do cidadão pelo telefone 0800.616161. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as solicitações serão encaminhadas à comissão de demandas para que seja verificada a logística para o atendimento regular. 

Caso não seja possível o atendimento em questão, o participante será informado via SMS ou e-mail.


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/o-que-auxilio-transcricao-no-enem.htm