Como justificar a ausência no Enem

Estudantes que tiveram isenção em 2018 e não compareceram ao exame terão que justificar ausência para pedir a gratuidade no Enem 2019.

Estudantes que foram isentos da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, não compareceram às provas e desejam solicitar a isenção do valor para 2019 devem justificar o motivo da ausência, entre os dias de 1º a 10 de abril, para a que o Inep avalie se há a possibilidade de uma nova isenção.

A justificativa de ausência deve ser feita na mesma página em que são realizados os pedidos de isenção do Enem, na Página do Participante. Confira as etapas para justificar a falta no Enem 2018:

1º - O estudante precisa informar CPF,  data de nascimento e marcar a figura de segurança solicitada para acessar a área de validação de informações.

2º - Depois, é necessário conferir se possui os documentos necessários para justificar a ausência e, se a resposta for sim, clique em "Li e concordo" para continuar.

3º - Informe o motivo da ausência. Cada opção de justificativa conta com a documentação necessária descrita na própria página.

4º - Caso não tenha justificativa, assinale a opção "Não tenho justificativa para comprovar minha ausência" e clique em continuar.

5º - Faça o upload da documentação nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB. 

Motivos

Os motivos para a justificativa de ausência no Enem 2018 que são descritas no site são:

- Acidente de Trânsito;
- Assalto ou furto;
- Casamento;
- Morte na família;
- Acompanhamento de cônjuge;
- Saúde;
- Maternidade;
- Paternidade;
- Trabalho.

Veja os documentos que podem ser apresentados para cada justificativa de ausência no Enem.

Isenção

Como a justificativa é feita no mesmo local que a solicitação da isenção, o Inep exige o preenchimento de algumas etapas para que o participante possa pedir a gratuidade da taxa. É necessário conferir se você está entre os grupos que podem solicitar a isenção e, após, informar os dados de escolaridade e dados socioeconômicos (incluindo informar se possui o NIS do CadÚnico).

A isenção pode ser solicitada por estudantes que estejam no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas; participantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral em colégio particular, tendo renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família; inscritos no CadÚnico com NIS próprio. 

Resultado

Os resultados das justificativas e da isenção sairão em 17 de abril, enquanto os recursos serão recebidos entre os dias 22 e 26 seguintes. O Inep analisará os motivos e documentos dos recursos e divulgará a versão final do resultado em 2 de maio. 


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/como-justificar-ausencia-no-enem.htm