Técnica e Concentração nos Estudos

Nesta aula gratuita, o professor dá dicas para manter a concentração durante os estudos para o Enem e vestibulares.

Estar concentrado na hora de estudar é fundamental para um alto nível de aprendizagem. Na hora de fixar a matéria, um ambiente tranquilo, uma mente calma e os aparatos necessários ao seu redor fazem toda a diferença. 

Para complementar a aula, deixamos  6 dicas de como melhorar sua concentração:

1. Crie um espaço para estudos. Faça dele um ambiente organizado que caibam todas as suas coisas sem ficar amontoado. O local tem que ser agradável aos olhos;

2. Mantenha por perto coisinhas para beslicar. Estudar com fome não dá. Assim, você evita se distrair por causa da fome ou ter que se levantar e ir até a cozinha perdendo o foco do momento.

3. Garanta boas noites de sono. Não adianta dormir pouco e depois tomar litros de cafeína. O cérebro vai continuar não absorvendo o conteúdo como deveria. Procure dormir de 7 a 9 horas por noite.

4. Dê prêmios para você mesmo. Coloque metas e se dê pequenas bonificações quando alcançá-las. Por exemplo, se eu estudar até a aula de 2 de Geografia I, vou tomar sorvete enquanto assisto um episódio de alguma série.

5. Faça um plano de estudos. Não estude aleatoriamente o que vier na mente, pois assim você acabrá focando apenas nas suas matérias favoritas. Organize quantas horas de estudo você terá por dia para que você saiba que seu foco deve ficar naquele e momento e depois pode relaxar.

6. Beba água. Manter-se hidratado é ponto chave para a concentração. Nosso corpo sente falta de água e fica mais difícil de se concentrar desidratado.


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/videos/tecnica-concentracao-nos-estudos.htm