Enem 2018: prazo para solicitar isenção foi prorrogado

Período para justificar ausência na edições anteriores do Enem também foi estendido

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta sexta-feira, 6 de abril, que prorrogou até o dia 15 de abril o prazo para envio de pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Anteriormente, o prazo encerrava dia 11 de abril.

Saiba como pedir isenção no Enem 2018

A ampliação do prazo também vale para os estudantes que precisam justificar ausência no Enem 2017 para ganhar uma nova isenção no exame deste ano.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a ampliação do prazo visa “dar mais tempo para que os participantes possam se adequar às novidades desta edição, garantindo, assim, a isonomia a todas as pessoas com direito à gratuidade da taxa de inscrição do exame”.

Mais de 1 milhão de pessoas já solicitaram isenção da taxa de inscrição do Enem 2018. A expectativa do Inep é que mais de 4 milhões de estudantes solicitem o benefício até o dia 15. Os pedidos estão sendo feitos na Página do Participante.

Quem tem direito

Esta é a primeira vez que os pedidos de isenção da taxa são recebidos antes das inscrições. Até o Enem 2017 a isenção era pedida no ato de inscrição.

Veja quem pode pedir a isenção da taxa do Enem 2018:

No dia 23 de abril, os candidatos que solicitaram a isenção terão acesso ao resultado. Quem não for contemplado poderá entrar com recurso até 29 de abril. 

Os estudantes que conseguirem a isenção não estarão automaticamente inscritos no Enem 2018. Assim como os demais, deverão fazer a inscrição entre os dias 7 e 18 de maio.

Enem 2018

As provas do Enem 2018 serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. No primeiro dia, os participantes vão produzir uma redação e responder 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza.

No segundo dia do Enem 2018 será a vez de 90 itens de Matemática e Ciências da Natureza. A novidade nesse dia é que os estudantes terão mais meia hora para fazer as provas, em comparação ao ano passado.

Saiba como se preparar para o Enem 2018

Fazer o Enem possibilita participar de programas de ingresso ao ensino superior, tais como o SiSU, o ProUni e o Fies. Com as notas, os estudantes também podem fazer vestibulares e se inscrever em processos seletivos em Portugal

Veja também: conheça as regras do Enem 2018


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/enem-2018-prazo-para-solicitar-isencao-foi-prorrogado/342435.html