Conceitos básicos de Ecologia no Enem

Com a dica “Conceitos básicos de Ecologia no Enem”, você relembrará pontos importantes dessa área e conhecerá algumas questões que já foram abordadas no exame.

Sem dúvidas, a parte da Biologia mais recorrente no Enem é a Ecologia. Esse tema já foi abordado diversas vezes durante as provas, por isso, conhecer os conceitos básicos de Ecologia é fundamental para você se dar bem no exame. Vamos relembrar alguns desses conceitos?

Biosfera – Conjunto formado por todos os ecossistemas do planeta.

Biótopo – Local onde encontramos uma comunidade.

Cadeia alimentar – Representação linear das relações alimentares que existem entre determinados organismos.

Ciclo biogeoquímico – Processos físicos, químicos e biológicos envolvidos na circulação dos elementos químicos no planeta e nos organismos vivos.

Componentes abióticos – Todos os fatores físicos e químicos encontrados em um ambiente.

Componentes bióticos – Todos os seres vivos encontrados em um ambiente.

Comunidade – Conjunto de diferentes populações existentes em uma área.

Consumidores – Organismos que se alimentam de outros seres vivos, ou seja, seres heterotróficos.

Decompositores – Seres vivos que se alimentam de restos de outros seres vivos, ou seja, retiram seus nutrientes da decomposição da matéria orgânica. 

Ecologia – parte da Biologia responsável por estudar os seres vivos, sua relação entre si e com o meio em que vivem.

Ecossistema – É um sistema estável onde é possível observar seres vivos interagindo entre si e com o meio, ou seja, com seus fatores químicos e físicos.

Espécie – Ser vivo capaz de cruzar e produzir descendentes férteis em condições naturais.

Habitat – É o local onde determinado organismo vive.

Nicho ecológico – É o papel de uma espécie em um ecossistema, referindo-se aos seus hábitos de vida, predadores, reprodução, tipo de alimentação, entre várias outras atividades.

Nível trófico – É a posição que um organismo ocupa em uma determinada cadeia alimentar.

Pirâmide ecológica – Diagramas que podem representar a biomassa, energia ou quantidade de organismos em cada nível trófico.

População – Grupo de seres vivos da mesma espécie que vive em uma determinada região.

Produtores – São organismos capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são seres autotróficos.

Relações ecológicas – Interações entre os seres vivos de uma determinada região. Podem ocorrer tanto entre indivíduos de uma mesma espécie quanto entre espécies diferentes.

Teia alimentar – Representação das relações alimentares que existem em um determinado ambiente.
Agora que relembramos um pouco desses conceitos, vamos analisar como alguns deles já foram abordados na prova do Enem.

Questão do Enem de 2011

Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.
BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de

a) comensalismo.
b) inquilinismo.
c) cooperação.
d) predatismo.
e) mutualismo.

Resolução
Observe que o tema aqui tratado refere-se às relações ecológicas, ou seja, à interação entre os seres vivos. No caso aqui citado, há espécies diferentes relacionando-se (relação interespecífica), mas apenas uma é beneficiada com essa interação (relação desarmônica). Como uma espécie é literalmente devorada pela outra, temos um caso de predatismo, que corresponde à letra d.

Questão do Enem de 2011

Os personagens da figura estão representando uma situação hipotética de cadeia alimentar.

Observe a representação da cadeia alimentar acima
Observe a representação da cadeia alimentar acima

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de

a) produtor e consumidor primário.
b) consumidor primário e consumidor secundário.
c) consumidor secundário e consumidor terciário.
d) consumidor terciário e produtor.
e) consumidor secundário e consumidor primário.

Resolução
Observe que o tema aqui tratado é cadeia alimentar, assunto bastante simples e recorrente no exame (Veja aqui a dica sobre Cadeia alimentar no Enem). O enunciado diz que o homem alimentou-se de frutas, que são organismos produtores. Ao alimentar-se desses vegetais, o homem passa a ser considerado um consumidor primário. O tigre, ao alimentar-se do homem, passa a ser considerado consumidor secundário. Já os abutres, por sua vez, que se alimentam do tigre, passam a ser chamados de consumidores terciários. Sendo assim, a resposta correta para essa questão é letra c: consumidor secundário e consumidor terciário.

Questão do Enem de 2012

O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006 (adaptado).

Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu

a) habitat.
b) biótopo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.

Resolução
O pequeno texto extraído da revista Ciência Hoje das Crianças fala sobre os hábitos de vida do tamanduá e sua reprodução. Sendo assim, a descrição refere-se ao nicho ecológico. Logo, a resposta correta é a alternativa d.

Os conceitos básicos de ecologia são simples, mas bastante cobrados em provas. Por isso, não deixe de estudá-los!


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/conceitos-basicos-ecologia-no-enem.htm