Dinâmica no Enem

A Dinâmica no Enem é abordada principalmente em questões contextualizadas e com análise de gráficos.

A Dinâmica é o tema mais cobrado nas provas do Enem e de vestibulares em todo o Brasil em razão de sua relevância dentro da Física, pois ela é pré-requisito para a compreensão de vários outros conceitos e para a explicação de vários fenômenos naturais. Em razão de sua importância, o Vestibular Brasil Escola traz hoje algumas dicas para ajudar na resolução das possíveis questões sobre dinâmica no Enem.

O termo dinâmica tem origem na palavra grega dynamic, que significa forte. Em Física, a dinâmica é a área responsável pelo estudo das causas do movimento dos corpos e dos seus efeitos. Por essa definição, já é possível perceber que se trata de uma área muito ampla. Veja agora quais são os conteúdos que constam no edital do Enem:

O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas - Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a ideia de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso. Momento de uma força (torque). Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares. Noção de força centrípeta e sua quantificação.

Assim, a nossa primeira dica para resolver questões sobre Dinâmica no Enem é estudar todos os conteúdos que constam no edital, principalmente os tipos de força e as Leis de Newton, que são os princípios fundamentais dessa área do conhecimento. 

Como já citado anteriormente, a Dinâmica estuda o movimento dos corpos e as suas causas, portanto, o estudante também deve saber descrever e interpretar os tipos de movimento. Sendo assim, a nossa segunda dica é estudar a Cinemática, que é a área responsável pela análise dos movimentos sem conhecer as suas causas.

As questões de dinâmica no Enem também exigem bastante conhecimento matemático tanto para realizar cálculos como para fazer e analisar gráficos, por isso, a nossa terceira dica é que o estudante saiba relacionar grandezas por meio de gráficos e saiba utilizá-los para realizar cálculos matemáticos.

Analisando as provas anteriores, podemos perceber que as questões sobre Dinâmica no Enem abordam sempre temas ligados ao cotidiano dos estudantes. Dessa forma, o aluno deve ter capacidade de analisar fenômenos que ocorrem no seu dia a dia sob o ponto de vista da Física. Isso só é possível com muita leitura, e essa é a nossa quarta dica: o aluno deve ter muita curiosidade, pesquisar temas diversos e estar por dentro de assuntos da atualidade.

Agora que você já conferiu as nossas dicas para a Dinâmica no Enem, veja algumas questões resolvidas sobre o tema que caíram nas provas anteriores e que podem ajudá-lo a ver como o assunto normalmente é abordado.

QUESTÃO 52 – caderno amarelo da prova de 2012

Os freios ABS são uma importante medida de segurança no trânsito, os quais funcionam para impedir o travamento das rodas do carro quando o sistema de freios é acionado, liberando as rodas quando estão no limiar do deslizamento. Quando as rodas travam, a força de frenagem é governada pelo atrito cinético.

As representações esquemáticas da força de atrito fat entre os pneus e a pista, em função da pressão p aplicada no pedal de freio, para carros sem ABS e com ABS, respectivamente, são:

Representações gráficas da força de atrito fat em função da pressão aplicada pelos freios ABS.
Representações gráficas da força de atrito fat em função da pressão aplicada pelos freios ABS.

Resolução

Sem os freios ABS: Inicialmente ocorre aumento da pressão, pois o motorista pressiona o pedal dos freios. Como consequência aumenta-se o atrito entre o asfalto e as rodas, de forma que o gráfico deve representar aumento das duas grandezas até que se chegue ao valor máximo. No ponto onde o atrito é máximo, as rodas travam e o carro começa a deslizar. Em seguida, ocorre uma redução no atrito e a pressão é mantida constante. Por fim, a força de atrito atinge um valor constante, mesmo que a pressão nos freios continue aumentando.

Com os freios ABS: No início, comporta-se da mesma forma que o freio normal, mas quando o carro atinge o valor de atrito máximo e entra na iminência de um deslizamento, as rodas são liberadas e voltam a girar. Esse mesmo processo de liberação das rodas antes do deslizamento ocorre várias vezes até que o carro pare. 

A alternativa que representa esse comportamento é descrita nos gráficos da opção A.

QUESTÃO 79 – Caderno Amarelo da prova de 2013

Em um dia sem vento, ao saltar de um avião, um paraquedista cai verticalmente até atingir a velocidade limite. No instante em que o paraquedas é aberto (instante TA), ocorre a diminuição de sua velocidade de queda. Algum tempo após a abertura do paraquedas, ele passa a ter velocidade de queda constante, que possibilita sua aterrissagem em segurança. Que gráfico representa a força resultante sobre o paraquedista, durante o seu movimento de queda?

Alternativas de gráficos que representam a força em função do tempo de queda de um paraquedista.

Alternativas de gráficos que representam a força em função do tempo de queda de um paraquedista.

Resolução

Quando o paraquedista inicia a queda, ele está sujeito apenas à força peso. Durante a queda, sua velocidade vai aumentando e surge uma força de resistência do ar que aumenta conforme a velocidade eleva-se. Como essa força é contrária à força peso, ela causa uma redução na força resultante, que continua até atingir a máxima velocidade possível, e as duas forças igualam-se.

Ao abrir o paraquedas, ocorre um aumento considerável na resistência do ar, de tal forma que o peso é superado e a resultante assume valor negativo e vai diminuindo gradativamente no decorrer do tempo. O gráfico que demonstra esse comportamento é o da alternativa B.

As duas questões apresentam duas características em comum: são contextualizadas e envolvem interpretação de gráficos. Dessa forma, vale a pena aprofundar os estudos nesse sentido. Não deixe de conferir mais sobre a Dinâmica na nossa seção Mecânica, que tem tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Boa prova!


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/dinamica-no-enem.htm