Competências na área de Ciências Naturais e suas Tecnologias exigidas no Enem

A exigência e a complexidade do Enem aumentam a cada dia. E neste ano não será diferente, visto que inúmeras universidades já estão aproveitando os resultados dos desempenhos dos alunos de ensino médio e egressos.

Assim como está ocorrendo recentemente com os vestibulares, o Enem tem procurado contribuir para uma reestruturação dos currículos do ensino médio. Por isso, ele não prioriza a decoreba de fórmulas e outros dados. Principalmente na Química – matéria tão temida pela maioria dos estudantes –, o objetivo agora é estimular o raciocínio, a relação que esta matéria tem com as outras áreas do conhecimento (interdisciplinaridade), com a resolução de problemas do cotidiano, com o meio ambiente, com a tecnologia, cidadania e com a sociedade.

Assim, além de estudar os conteúdos programáticos, são exigidas certas competências dos estudantes. Competência é a aquisição do conhecimento necessário para ser apto para enfrentar determinadas situações. Ou seja, é a predisposição para adquirir conhecimento. O Enem, portanto, pretende medir estas competências.

A seguir são listadas as competências exigidas na área de Ciências Naturais e suas Tecnologias. Assim, procure desenvolvê-las ao estudar, ao realizar simulados e ao resolver questões e problemas do conteúdo. Isto é imprescindível para um bom desempenho no Enem.

 


Fonte: Brasil Escola - https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/competencias-na-area-ciencias-naturais-suas-tecnologias-.htm