O Enem 2025 será realizado nos dias 9 e 16 de novembro. A poucos dias da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é importante que os candidatos se atentem a pontos cruciais para seu bom desempenho.
Com as notas do exame, candidatos poderão concorrer a vagas em cursos de graduação em universidades públicas, como também disputar bolsas de estudo em instituições particulares.
Lembrando que nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro por conta da realização da COP 30, evento internacional sobre mudanças climáticas.
O Brasil Escola conversou com professores que compartilham cinco dicas práticas para se dar bem no Enem deste ano.
5 dicas práticas para se dar bem no Enem 2025
Confira abaixo cinco dicas práticas para se dar bem no Enem 2025, segundo os especialistas Patrícia Olmedo e Thiago Braga:
1) Revise os conteúdos com tranquilidade e calma
Faça revisões curtas e direcionadas, priorizando assuntos mais recorrentes e exercícios de provas anteriores.
2) Cuidado com os excessos de estudo
O segredo está na qualidade, não na quantidade. Revise o que é mais relevante e saiba a hora de parar. Resumos, mapas mentais e questões comentadas são ferramentas recomendadas nesta fase.
3) Administre o tempo de prova
Pratique a divisão do tempo antes da prova. Reserve aproximadamente três minutos por questão e deixe sempre uma margem de 30/40 minutos exclusivamente para a redação.
Durante a prova, se encontrar uma questão muito difícil, passe para a próxima e volte depois. Não deixe que uma questão comprometa o tempo das outras. Isso é importante dentro do processo da Teoria de Resposta ao Item (TRI), sistema responsável pela correção das provas objetivas do Enem. Faça todas as fáceis e deixe as difíceis para o final.
4) Atente-se à estrutura da redação e à proposta de intervenção
A redação vale mil pontos e pode fazer uma diferença na nota final. Garanta que seu texto tenha: introdução clara com tese, dois ou três parágrafos de desenvolvimento com argumentação consistente e repertório sociocultural, e uma conclusão com proposta de intervenção completa.
A proposta de intervenção precisa conter os cinco elementos: agente (quem vai fazer), ação (o que será feito), modo/meio (como será feito), finalidade (para que) e detalhamento de um desses elementos. Muitos candidatos perdem pontos justamente por proposta incompleta.
5) Cuide da saúde emocional e confie na sua preparação
Mantenha o autocuidado, pratique técnicas de respiração e foco, durma bem e evitar conversas sobre conteúdo na véspera.
Crédito: Divulgação.
Provas do Enem 2025
As provas do Enem 2025 serão realizadas pela tarde de dois domingos consecutivos, nos dias 9 e 16 de novembro. Ao todo, os candidatos terão de responder a 180 questões objetivas e produzir uma redação.
Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
O exame é composto da seguinte forma:
1º dia | 13h30 às 19h
-
45 questões objetivas de Linguagens, códigos e suas Tecnologias
-
45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias
-
Redação
2º dia | 13h30 às 18h30
-
45 questões objetivas de Linguagens, códigos e suas Tecnologias
-
45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias
Crédito: Brasil Escola.
Saiba mais detalhes do exame no edital do Enem 2025.
Comentários pós-provas do Enem 2025
Logo após a realização das provas do Enem 2025, nos dois domingos do exame, o Brasil Escola e o Statera Cursos e Vestibulares farão live com comentários e análise das questões.
A transmissão acontecerá no canal do Youtube do Brasil Escola a partir das 19h30.
Saiba mais sobre o aulão pós-Enem 2025 aqui.
