Enem 2022

Provas do Enem 2022 serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro.

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada nos dias 13 e 20 de novembro. As inscrições já foram recebidas, portanto, quem se inscreveu tem que esperar agora a divulgação dos locais de provas. Isso deve ocorrer no final de outubro.

O Edital do Enem 2022 foi divulgado no final de abril pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições foram recebidas entre os dias 10 e 21 de maio. A taxa foi de R$ 85, e pode ser paga até 27 de maio.

Edital Enem 2022

Edital Enem Digital 2022

Tópicos deste artigo

Datas Enem 2022

Edital: 29 de abril
Pedidos de isenção da taxa: 4 a 15 de abril
Inscrições: 10 a 21 de maio
Pagamento da taxa: até 27 de maio
Cartão com local da prova: outubro (provável)
Provas: 13 e 20 de novembro
Resultado: janeiro de 2023 (provável)

Infográfico Enem 2022

Isenção da taxa

Entre os dias 4 e 15 de abril, o Inep recebeu pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022. No mesmo período, os estudantes que conseguiram a isenção no Enem 2021, faltaram às provas e desejam obter o benefício novamente puderam justificar a ausência

O resultado dos pedidos de isenção da taxa do Enem 2022 já foi divulgado. A isenção da taxa foi concedida aos seguintes estudantes:

  • Que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas pública;

  • Que se enquadrem na Lei Federal nº 12.799/2013 (estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa);

  • Inscritos no CadÚnico (exige renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos).

Saiba como não pagar a taxa de inscrição do Enem

Como justificar ausência para isenção no Enem

Inscrições

Todos os estudantes que estão no ensino médio ou já concluíram os estudos puderam se inscrever no Enem 2022. Para a inscrição era preciso informar o CPF.

As inscrições para o Enem 2022 foram recebidas pela Página do Participante, por meio de login no portal gov.br. O prazo foi de 10 a 21 de maio. A taxa foi de R$ 85, mesmo valor dos últimos anos.

Veja passo a passo como fazer a inscrição no Enem

Novidades

A edição de 2022 do Enem aceitará documentos digitais para identificação dos participantes nos dias das provas. Entre eles estão e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas (prints) não serão aceitas. 

A outra novidade é em relação ao pagamento da taxa, que agora poderá ser feito via pix e cartão de crédito. Os estudantes também poderão pagar o boleto em bancos, casas lotéricas, agências dos Correios que tenham o Banco Postal e internet banking.

Provas

As provas do Enem 2022 serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro, dois domingos, e seguirão o mesmo formato dos últimos anos.

As provas impressas e digitais do Enem são formadas por 180 questões objetivas e uma redação. No caso da redação, ela é manuscrita nas duas versões.

1º dia - 13/11: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas
2º dia - 20/11: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões Matemática

Em ambos os dias os portões dos locais de provas são fechados às 13h, e o exame começa às 13h30. A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e, no segundo, cinco horas.

Leia mais: entenda como é a prova do Enem

O que estudar para o Enem 2022

O conteúdo das provas seguirá a Matriz de Referência do Enem, que é a mesma desde 2009. Essa matriz deve mudar somente a partir do Enem 2024, quando todas as escolas já terão se adequado ao Novo Ensino Médio.

A Matriz de Referência do Enem é extensa, por isso, é preciso se preparar para o Enem com antecedência. Como ela é a mesma, você pode iniciar a preparação com o nosso plano de estudo para o Enem. Alguns temas costumam aparecer com mais frequência no Enem.

No Brasil Escola, você encontra várias ferramentas de estudo para o Enem 2022. Veja algumas:

Simulado Enem: o melhor simulado para o Enem, com questões reais, opção para personalizar sua prova, cronômetro e correção comentada das questões.

Videoaulas no YouTube: professores de cursinhos para o Enem gravam vídeos com aulas e dicas e resolvem exercícios.

Exercícios: site do Brasil Escola só com listas de exercícios sobre todas as disciplinas.

Provas anteriores do Enem: temos todas as provas do Enem aplicadas desde 2009, com seus respectivos gabaritos e correções.

Dicas para o Enem: vários textos com dicas para as provas do Enem.

Pratique sua redação: no Banco de Redações você pode enviar sua redação e conferir a correção gratuitamente.