Enem 2019: baixe os gabaritos da reaplicação e provas para privados de liberdade

Provas foram realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro. Resultado também vai sair em janeiro.

Em 17/12/2019 11h07 , atualizado em 17/12/2019 11h43
Por Adriano Lesme
Crédito da Foto: Rede Omnia
Crédito da Imagem: Brasil Escola

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta terça-feira, 17 de dezembro, os gabaritos e cadernos de provas aplicados para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa (PPL) e da reaplicação do Enem 2019.

Baixe as provas e gabaritos do Enem PPL 2019 e reaplicação

As provas do Enem PPL 2019 e reaplicação foram realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro. No Enem PPL foram recebidas 46.163 inscrições, mas o Inep não informou quantas pessoas participaram das provas. Também não foi a informada a quantidade de participantes da reaplicação.

O formato das provas foi o mesmo da primeira aplicação, quando 3,9 milhões de pessoas participaram de pelo menos um dia do Enem.

1º dia: Redação e 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas;
2º dia: 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias.

O tema da redação foi "Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças". Na primeira aplicação, o tema foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

Enquete: você aprovou o tema da redação do Enem 2019?

Quem participou?

Participaram do Enem PPL detentos e pessoas sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, em 1.228 unidades prisionais. Eles foram inscritos pelos responsáveis pedagógicos das unidades, já que os eles não têm acesso à internet.

No caso da reaplicação, puderam solicitar um novo exame os participantes que tiveram problemas logísticos em seus locais de provas, como:

  • Desastres naturais
  • Falta de energia elétrica
  • Estrutura imprópria para a prova
  • Erro em procedimento do aplicador que tenha causado prejuízo ao participante

Resultado

Os resultados do Enem PPL e da reaplicação serão divulgados junto com o do exame tradicional, em janeiro de 2020. Os participantes que ainda não terminaram o ensino médio, conhecidos como treineiros, terão acesso às notas somente em março.

O Inep deve divulgar o resultado do Enem 2019 até o dia 21 de janeiro, quando serão abertas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1. 

No caso do Enem PPL, o responsável pedagógico terá acesso aos resultados obtidos pelos presos e também deverá providenciar a inscrição no SiSU e em outros processos seletivos, se for necessário.

SiSU 2020

O cronograma do SiSU 2020 já foi divulgado. As inscrições vão de 21 a 24 de janeiro e os estudantes que fizeram o Enem 2019 e tiraram nota acima de zero na redação podem se inscrever. O programa é a principal forma de ingresso nos cursos superiores do país.

Saiba mais sobre o SiSU 2020

Para mais informações acesse a Página do Enem no Brasil Escola.