Neste mês está sendo realizada a Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul. Até chegar ao estágio final, o país-sede viveu seis anos de obras, e o governo e os organizadores do evento sofreram com as críticas em relação à alta quantia de dinheiro investido. A África do Sul construiu estádios com recursos que poderiam ter sido aplicados em educação e saúde, por exemplo. Algo parecido pode acontecer no Brasil, já que receberemos a Copa de 2014.
De um lado, empresários e políticos defendem que o evento trará melhorias ao Brasil. O Mundial de Futebol envolve não só estádios, mas infraestrutura turística, de transporte, atrai investimentos e movimenta a economia da região. De outro lado, jornalistas criticam o alto preço das obras em estádios (alguns serão construídos com recurso público), a politicagem na escolha das sedes, isenção de impostos para a FIFA e os bastidores das licitações.
Na Copa de 2006, realizada na Alemanha, os estádios foram construídos pelos próprios times de futebol, em parceria com empresas privadas. O país teve retorno financeiro e social com o investimento feito na infraestrutura. Estima-se um lucro de 20 milhões de euros. No Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, várias coisas ficaram só na promessa: despoluição da Baía de Guanabara; ampliação do metrô; aproveitamento das instalações após o Pan.
A proposta deste mês é elaborar um texto de 20 a 30 linhas com o tema no qual exponha suas idéias e opiniões sobre “O Brasil deveria receber a Copa de 2014?”. A redação pode ser de forma dissertativa ou carta argumentava.
Proposta 1 – Dissertação:
Quem optar pela primeira proposta deverá escrever uma redação dissertativa na qual esteja expresso o seu ponto de vista sobre o tema. O texto deve analisar o contexto, dados e fatos.
Clique aqui para entender melhor o gênero dissertativo!
Proposta 2 – Carta Argumentativa:
Aquele que escolher esta indicação deverá escrever uma carta para o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol e Associados (FIFA), Jerome Valcke, persuadindo-o sobre o seu ponto de vista sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil.
Clique aqui para saber mais sobre este gênero textual!
As redações podem ser enviadas até o dia 27 de junho. Já as notas serão divulgadas aqui no dia 03 de julho.
Para a elaboração dos textos, utilize a coletânea indicada abaixo e seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
Mandou seu texto no mês de maio? Acesse as correções aqui.
Quer saber como funciona o Banco de Redações? Então clique aqui.
Não sabe como começar seu texto? Então confira algumas dicas aqui, aqui e aqui.
Elabore sua redação considerando as ideias a seguir:
Observe bem o detalhe: a Fifa exige isenção de impostos. O governo assegura que dará. Para isso apresenta um projeto à entidade e ela, a "dona" do futebol, pede para analisar e ver se está ok. Demais, não? Soberania nacional é lixo perto das exigências desses cartolas.
[Blog do Mauro Cézar - jornalista da ESPN Brasil] - leia na íntegra
De acordo com pesquisa da consultoria Grant Thornton, a economia local deve apresentar um crescimento de 0,5 % em decorrência do evento, com uma injeção de cerca de R$ 2,9 bilhões nos cofres do país.
[ESP Brasil] - leia na íntegra
O maior exemplo de fracasso de planejamento vem das piscinas. Para construir o Parque Aquático Maria Lenk, os organizadores do evento de 2007 mutilaram o autódromo de Jacarepaguá e ainda criaram uma concorrência para o Complexo Julio Dellamare, ideal para os esportes aquáticos cariocas até então.
[Abril.com] - leia na íntegra
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), ligado ao Ministério do Turismo, prevê que o Brasil receba em 2014, quando realizará a Copa do Mundo, 500 mil estrangeiros.
[O Globo] - leia na íntegra
Redações corrigidas