um breve diagnóstivo - Banco de redações


Os caminhos viáveis para uma saúde pública de qualidade

Enviada em: 12/08/2013

Status:

Corrigida
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Algumas áreas do governo são, historicamente, lugares da ineficiência governamental permanente, do descaso e da preocupação da população brasileira, inserem-se ,nesse caso, a educação, a segurança e a saúde. Revendo fatos atrás, durante o século XX, na Revolta da Vacina, quando a população se indignou diante de uma imposição governamental, sem consulta ou explicação, pode-se perceber [perceber que] a falta de dialogo [diálogo] continua entre o governo e a sociedade.

Atualmente, o que tem provocado a revolta de uma parte da sociedade, como médicos e estudantes de medicina, são imposições de implementação de profissionais estrangeiros na saúde, ditos totalitários como o aumento da carga horaria [horária] dos graduandos de medicina. Talvez, seja uma frágil resposta aos anseios da população diante dos movimentos recentes no Brasil, só que, novamente[,]  a malha governamental agi [age] erroneamente buscando  modificar algo que deve ser pensado com os pés no chão [,] ou melhor, em sua infraestrutura.

Do Oiapoque ao Chuí, repetitivamente, constata-se postos, hospitais ou centros regionais de saúde com péssima estrutura, falta de medicamentos onde seus pacientes são tratados/internados no meio do corredor e [,] ignorando isso, o governo afirmar que a ausência de médicos é a principal causa dos males da saúde. Claro, é mais fácil impor ordens do que realizar um [uma] ideal reforma estrutural na saúde. Contudo, essa é o principal solução.

Salvo alguns casos, a saúde no Brasil é de péssima qualidade. Sintomas de um governo corrupto, de ações pouco remediativas revelam um quadro desolador, talvez, esquizofrenia governamental? Enquanto não vem à [a] cura, a população sofre em suas casas, corredores ou indigna-se em hospitais particulares que por fim são, quem sabe, o único caminho as suas dores.

Comentários do corretor


Seu texto fez considerações pertinentes sobre o tema e apresentou argumentos válidas. Contudo, faltaram possíveis propostas de soluções efetivas para a problemática imposta. Além disso, procure extrapolar o recorte temático, explorando a diversidade de questões que o tema favorece. Fuja ao óbvio!

Continue lendo e escrevendo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente