O valor da educação - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 07/04/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil ainda tem que melhorar o ensino da rede publica [pública] para se tonar [tornar] um ensino de qualidade. A educação é única forma que muitos acreditam ser a chave para problemas sociais e de níveis mundiais. Mas se educação não for bem transmitida fica inútil todo aprendizado que é repassado.

Alunos nas escolas sofrem pela falta de materiais didáticos e todas as ferramentas que facilitam a aprendizagem. Mesmo que as escolas tenham bons recursos de ensino, muitas sofrem pelo excesso de vandalismo que boa parte do material ora é roubada, como televisores, projetores e outros meios de ensino, ora e destruída [ensino que são destruídos]. As péssimas condições dos livros aumenta [aumentam] o desinteresse pelo aprendizado às más condições de mesas e cadeiras no recinto escolar influenciam no rendimento das escolas.

Mesmo a falta de interesse dos alunos sendo um grande ponto a ser analisado não é o único problema da rede publica [público de] ensino. As más condições salariais dos professores são um forte ponto que atrasa o avanço na educação do Brasil. As greves ficam mais frequentes, o motivo, é [motivo é] um governo que promete muito e cumpri [cumpre] pouco. Apenas quando os políticos enxergarem que são professores que estão construindo o futuro da nação, é que o Brasil vai avançar rumo ao futuro digno.

Quem deseja realizar vestibulares, como alunos do ensino médio, por conseguinte ficam receosos por não terem conhecimento necessário como de escolas particulares onde o ensino tem uma qualidade superior. A falta de profissionais qualificados para lecionar, ajuda na degradação do conhecimento onde muitas vezes interrompem o futuro promissor de muitos brasileiros.

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema e fez considerações válidas, mas não ultrapassou o âmbito do senso comum. Leia mais a fim de aprimorar sua percepção crítica sobre os fatos.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente