Crianças na escola e jovens nas universidades e a nova moda do momento. Sabemos que para termos profissionais qualificados e uma sociedade diferenciada e competitiva precisamos investir em educação, porém, são muitos os desafios enfrentados pela política educativa brasileira. “Desafios culturais, econômicos, político e sociais antepõem com mais de um século de corrupção, pobreza e segregação social, entre outros”. Mas até quando professores fingiram que dão aula e alunos que aprendem?
A constituição nos dar [Constituição nos dá] direito de igualdade, assim como, acesso a [como acesso à] saúde e educação, entretanto, vivemos fadados a [à] ignorância e péssimas condições de vida. Os órgãos públicos investem bilhões em educação, e mesmo assim, não conseguem surtir o efeito desejado. É fato que precisamos qualificar nossos professores e remunera-los adequadamente, assim como, melhorar nossas estruturas escolares. Mas de que adianta investir sem fiscalizar? Assim veremos nossos impostos pararem nas “meias e cuecas” da politicagem brasileira.
A verdade e que programas como o PAC tem [têm] uma parcela no crescimento educativo, porém, sua contribuição e [é] insignificante em uma sociedade que clama por reforma educativa. Recentemente aprovaram uma lei obrigando e responsabilizando os pais a colocarem seus filhos nas escolas com 4 anos. Está bem, está bem... Não estou reprovando, porém, é pouco para um país que pensa em erradicar o analfabetismo e a miséria, bem como, crescer economicamente paralelo ao BRICS. ”Caminhamos em passos de formigas, concorrendo com elefantes e tigres”.
O conhecimento fará a diferença no século 21 e precisamos preparar nossa sociedade para os conflitos intelectuais. Ninguém duvida que investir na educação e a melhor solução, entretanto, necessitamos de acompanhamento e fiscalização rígida nos investimentos, assim como, amplia-los cada vez mais. Comecemos com leis que punam severamente o desvio de verbas públicas e a ampliação de bolsas universitárias com custeio de aluno na localidade.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas faltou uma linha argumentativa melhor fundamentada para validar sua tese. Fuja do senso comum! Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |