Apesar de uma grande parte das crianças e jovens estarem matriculados em escolas e a taxa de analfabetismo diminuindo gradativamente, hoje o Brasil enfrenta um grande desafio: a melhoria da educação. O que o país pode fazer para melhorar este quadro? Quais medidas seriam, realmente, significativas?
Ter salas de aula repletas de alunos não é sinônimo de educação de qualidade, pois se fosse o Brasil possuiria. A maioria das crianças estão [está] matriculadas nas instituições de ensino público e uma parcela significativa dos jovens também, mas o país ainda carece de escolas para a demanda nacional. Portanto, alunos não faltam, o que falta, realmente, são professores qualificados, projetos educacionais e falta de incentivo dos discentes, de alguns docentes e principalmente do poder público, este último em detrimento dos grandes centros de ensinos particulares.
Os índices educacionais mostra [mostram] que nós precisamos fazer muito para chegarmos ao objetivo e a [à] excelência desejava. Apesar de no IDBE o ensino fundamental ter conseguido alcançar a meta do governo em 2011, o ensino médio cada vez mais se distancia do esperado. De acordo com um estudo feito pela organização Todos Pela Educação apenas 10,3% dos alunos terminam o ensino médio sabendo o que deveria em matemática. Não obstante, melhoramos nossa colocação no PISA, mas estamos longe de chegar aos primeiros colocados.
Enfim, faz-se necessário não apenas amentar o PIB na educação, mas uma gestão que promova incentive, qualifique e selecione aos docentes; construa escolas adequadas ao aprendizado e equipá-las com tecnologia. E aos professores cabe a função de mostrar os conteúdos aos alunos, mas não da forma tradicional e sim de uma maneira dinâmica que faça com que o aluno tome desejo para aprender o que estão lhe passando de informação. Só assim, um dia poderemos equiparar nossa qualidade de ensino aos de países desenvolvidos.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema e fez colocações pertinentes. Mas extrapole o óbvio para levar seu texto à excelência. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |