Educação:sociedade e governo - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 07/04/2013

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A educação no Brasil só começou ,no que se refere a [à] expansão da rede pública [,] a partir da década de 1980.Com essa recente expansão, a qualidade do ensino não seja das melhores possíveis, no que se refere a qualidade dos professores e também a mentalidades dos jovens que se influenciam muito fácil pela sociedade em que vive.

Já sabemos que não basta, como se pensou nos anos 1950 e 1960, dotar professores de livros e novos materiais pedagógicos. O fato é que a qualidade da educação está fortemente aliada à qualidade da formação dos professores. Outro fato é que o que o professor pensa sobre o ensino determina o que o professor faz quando ensina.

O desenvolvimento dos professores é uma precondição para o desenvolvimento da escola e, em geral, a experiência demonstra que os docentes são maus executores das ideias dos outros. Nenhuma reforma, inovação ou transformação – como queira chamar – perdura sem o docente.

É preciso abandonar a crença de que as atitudes dos professores só se modificam na medida em que os docentes percebem resultados positivos na aprendizagem dos alunos. Para uma mudança efetiva de crença e de atitude, caberia considerar os professores como sujeitos. Sujeitos que, em atividade profissional, são levados a se envolver em situações formais de aprendizagem.

Hoje em dia [,] os jovens se influenciam muito rápido pela sociedade em que vive. Por exemplo hoje está na moda o sexo e não ligar para os estudos.Com isso o nível educacional de cada aluno diminui e muito,contribuindo para que o país não cresça em termos de educação.

Com isso apresentado acima [,] percebe-se que é preciso uma ação conjunta da sociedade e do governo para que a educação brasileira progrida.A introdução na escola da matéria filosofia desde o 5° ano faz com que os jovens se tornem cada vez mais critico não se deixando levar pela sociedade.E a criação de cursos de especialização para os professores resolveriam os problemas do brasil

 

Comentários do corretor


Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações pertinentes. No entanto, não fugiu do óbvio nem extrapolou o recorte temático. Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente