Roseiral de desafios e contradições no século XXI - Banco de redações


Desafios encontrados na atualidade pela Educação no Brasil

Enviada em: 06/04/2013

Status:

Corrigida
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Pela ciência geográfica,sabemos que países como Coreia do Sul e China cresceram através do investimento em educação de qualidade,tanto que hoje esses países são bastante desenvolvidos e com destaque no cenário mundial.Contudo,no Brasil,essa realidade não está presente: vivemos,desde sempre,com uma péssima educação e sem o atributo do verdadeiro valor que ela fornece a um país.

Diante dessa situação,é verdade que,dentre outros fatores, a falta de educação de qualidade no Brasil é motivada pela má formação dos professores nas universidades e pela falta de estrutura nas escolas. Assim,muitos estudantes ficam à mercê de um ensino provido de qualidade.Essa quase “exclusão” nas escolas tem um fator histórico– e indignante:o Brasil nunca foi um país de investimento na área educativa e, além de tudo isso,a escola,desde o Império,era restrita a pouquíssimas pessoas (geralmente,brancos filhos de nobres).

Entre as consequências dessa realidade está o desinteresse demasiado de grande parte dos alunos que,com isso, muita das vezes fica imersa no mundo da criminalidade.Enquanto estamos entre uma das dez maiores economias do mundo,nosso IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que leva em conta os aspectos educacionais, encontra-se em um nível muito inferior a muitos outros países.Nessa contradição,o mundo do crime parece encontrar seu mercado.

Além disso,é sabido que a educação forma pessoas e diminui as desigualdades sócias–quando sendo de qualidade.Nos desafios de uma boa educação brasileira no século XXI encontra-se a inovação,palavra mestra que revoluciona a aprendizagem:a adoção de tecnologias nas escolas e a mudança de paradigmas  no modo de ensinar,como proposto pelo educador norte-americano Salman Khan,são verdadeiros modos de o Brasil avançar, sem dúvida alguma.

Dessa maneira,mudar o modo de ensino,através da adoção de tecnologias, uma maior junção integrada entre pais,filhos e membros escolares e maior participação dos governos municipais,estaduais e federais,por meio da maior e melhor organização e fiscalização da aplicação de benefícios,além de uma melhor qualificação dos professores,fariam com que o patamar educacional alcançasse o econômico.

Comentários do corretor


Seu texto fez boas considerações e soube retratar a problemática imposta pelo tema proposto. No entanto, procure extrapolar o recorte temático para validar sua tese e realize um amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente