Nos primórdios a educação foi vista como essencial para ser um cidadão prolixo. Hoje [,] do que nunca, é responsável pelo desenvolvimento de uma nação. No entanto, os problemas educacionais apresentados no decorrer da história do Brasil, é refletida no sistema falho de algumas escolas, principalmente públicas.
A problemática educacional brasileira, encontra-se em discussão na atualidade. Observado que a falta desta, vem trazendo malefícios para a sociedade que convivemos. Transformando os seres humanos em pessoas sem instruções interdisciplinares e sem respeito para com o próximo.
Com o intuito de suprir este erro, o governo resolve mascarar a situação das escolas públicas e criar um sistema de cotas. Afim, de uma idealização de que tudo ocorre bem. Um desrespeito e desvalorização a capacidade intelectual dos jovens de escolas do governo e do estado. Entretanto, o fato não se encontra isolado, colégios particulares também encontram-se em dificuldades de estimular os jovens, que badernam as escolas e desdém dos professores, achando no direito de tamanha balbúrdia.
O Brasil ocupa a penúltima posição das 40 nações que tiveram comparadas os seus desempenhos em testes internacionais de educação. Dados esses que nos alertam e confirmam a precária educação brasileira. Mas paralelamente, houve uma queda no índice de analfabetismo. O censo de 2010( IBGE) mostra que em 2000, os números de analfabetos correspondia a 13,63% da população. Esse índice caiu para 9,6% em 2010.
Uma crescente melhora na educação brasileira é notável. Mas dados nos coibi a um problema a ser melhorado. Entre elas a educação pública no país, ponto crucial, a ser discutido e resolvido. Melhorando no ensino público a sua estrutura, o reconhecimento e a valorização dos professores, além de uma relação mestre e estudante. Resultando em um país educado e próspero.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, porém realizou uma abordagem simplista. Desenvolva a parte argumentativa de sua produção. Apresente argumentos bem fundamentados que validem sua tese. Fuja do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
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